15 de janeiro de 2010

As grandes ofertas do Mercado Central



 Na minha caminhada pelo Centro de Santiago pela manha, deixei o Mercado Central por último porque já estaria com fome e experimentaria as iguarias locais. A mesma chilena (Ignácia) que me levou ao restaurante de tapas e ao Pátio Bella Vista me indicou alguns pratos para comer quanto estivesse no Mercado Central.


A dica dela valeu a pena. O Mercado Central embora bem pequeno se concentra principalmente em frutas, verduras, legumes e peixes. É peixaria que nao acaba mais, o que dá ao lugar um cheio peculiar. Mas nada que atrapalhe o passeio. 


Assim que entrar, independente por qual das entradas principais, vários garcons  (parece que brotam do nada) ao tentar convencer de que o restaurante deles é o melhor e mais barato e blá blá blá. Nada disso. Por dica da Ignácia, eu continuei caminhando só respondendo: No tengo hambre! A recomendacao dela foi de que os restaurante menores que se aglomeram nas lateriais e ao fundo sao menores, mais baratos e com a mesma qualidade.


Acabei parando no Tio Lucho. O garcom super simpático me explicou os pratos e quanto soube que eu era brasileira fez questao de me mostrar uma revista da Gol que indica o restaurante dele. Comi a tal mariscada especial e ainda volto lá até ir embora para comer o salmao, que foi indicacao da tal revista.





Como em todos os lugares, há pao e aqui em vez de manteiga há um molho a base de tomate com pimenta como antepasto

Outros experimentos que valem a pena para conhecer um pouco do cotidiano chileno é experimentar as frutas. Como algumas delas só temos no Rio em conserva, comprei um pouco de algumas para a sobremesa. Num saquinho com poucas unidades de cada gastei 1000 pesos, menos de R$ 5

Figo - a vendedora explicou que eles sao pequenos e mais doces porque sao os primeiros a serem colhidos


Damascos - que que nunca tinha comido sem ser os secos de supermecados


Cerejas - bem mais doces do que as que comi em outra viagem



Nenhum comentário:

Postar um comentário