16 de setembro de 2009

A culpa é da falta de concorrência - voos na América Latina

É tempo de começar a preparar um novo (e merecido) descanço. Já estou a todo vapor conectada às promoções das cia aéreas. Como dessa vez meu destino é a América Latina não é tão prazeroso se dar conta (porque saber, até que sabemos) que pela falta de concorrência o valor das passagens sequer pode ser comparado aos baixíssimos preços das low cost européias.

O que me chateou mesmo foi me dar conta da dificuldade em encontrar trechos aéreos bons e baratos para o Peru. E aí a surpresa. A Smiles em seu site está com uma promoção do tipo "voe para qualquer lugar usando suas milhas" e tem lá uma foto linda que dá como opção Machu Pichu. O detalhe é A GOL (OU MELHOR, A PROPRIA SMILES) NÃO FAZ NENHUM TRECHO NO PERU. E nem podem alegar que as parceiras fazem o trecho porque tanto a American Airlines quanto a AirFrance e a KLM são parceiras para os voos fora da América Latina. Ou seja, me enfureci com a propaganda enganosa, enviei um email e segundo me informaram, prometeram tirar. Vamos ver...

Mas tudo bem. Vamos ao que interessa. Pra começar, algumas coisas que vou descobrindo pelo caminho de um mochilão "latino americano": os sites de buscas do tipo Decolar não são tão completos. Aparecem apenas algumas cia aéreas. O melhor mesmo é "perder" um tempo entrando em cada uma das cia que cobrem os trechos de interesses. Uma opção é utilizar o skyscanner. Estou fuçando também o site que encontrei googlando quetalviajar que tem uma lista por países.

O uso de milhas também pode ser uma "furada". Dependendo do valor da passagem, melhor pagar do que utilizar as milhas. Um exemplo é o trecho Rio/Buenos Aires que pode sair por cerca de R$300, dependendo do dia e da promoção. Usar 6 mil milhas nisso é bobagem.

5 comentários:

  1. Ah! Pois é. Para mim se enquadra perfeitamente em caso de propaganda enganosa. E achoq eu você deveria ir um pouco mais longe com isso. E nem precisa te dar esse conselho, essa baixinha invocada é fogo. haha

    beijim

    ResponderExcluir
  2. Olá Mônica,
    Tudo bem?

    Como você não postava faz muito tempo, pensei que estivesse "batendo perna" novamente. (risos)

    Mônica, mudando o hábito, desta vez postarei através de seu Blog pois a minha dúvida também poderá ser a dúvida de muitos de seus leitores. Além de que poderá haver pessoas que poderão sugerir soluções e dicas por terem passado por experiência parecida.

    Há alguns anos, um amigo meu, sabendo que eu sou um mochileiro que tem a fotografia aliada a viagem como um estilo de vida, (na verdade, fotodocumento cidades brasileiras pouco conhecidas), ele me sugeriu ajuntarmos uma galera e percorrer a América do Sul margeando as cidades pela Costa do Pacífico desde as regiões inóspitas do Sul da Argentina até o Equador, Colômbia...

    Seria melhor ainda se viajássemos "em cima" de um veículo Off-road 4x4! Especificamente, um Defender, da Land Rover - http://www.landrover.com/int/en/vehicles/defender/overview.htm Meu sonho de consumo! (risos)

    A pergunta é: " Por alto, quais as medidas essenciais que os participantes de uma grande aventura deste porte necessitaria?". Pensei em uma lista de vacinas contra doenças endêmicas de regiões que passaríamos. E quais outras mais?

    Claro que esta viagem é apenas um sonho... Mas um sonho muito bom!!! (risos) Foi um Projeto que o meu amigo levantou na época.

    Com Carinho,

    do Viajante Hélio Shiino
    Rio de Janeiro - RJ

    ResponderExcluir
  3. Oi Hélio...Nossa, isso sim que é viagem. Vou ver pra vc isso. E também me interessa saber porque quero viajar pela primeira vez pela AL mas ainda não sei quase nada. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Hélio, como vasculhando blogs e afins com relatos de viagens pela AL é fácil saber como cada viajante entra e sai dos países. O Peru por exemplo, nem precisa de passaporte (com a identidade mesmo é tranquilo estar como turista). No entanto, dependendo do país há a necessidade de vacinação específica. O ideal mesmo é vc entrar nos sites das embaixadas e consulados. No Peru, por exemplo, é preciso tomar uma vacina de imunização à Febre Amarela, esperar 10 dias, voltar a Anvisa e pegar um documento para apresentar quando cruzar a fronteira.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Mônica,
    Tudo bem?

    Muito Grato pela resposta!

    Primeiramente, gostaria de lhe dizer que admiro muito a sua coragem nestas empreitadas eremíticas. Se lembra daqueles textos que eu lhe enviei há um tempo que falava disso, que este tipo de viagem o alçava para o auto-conhecimento? Não sei se já aconteceu com você, mas nas minhas aventuras, em certos momentos de uma caminhada, já me deparei com o momento de decidir se eu prossigo arriscando pois, se eu cheguei até lá, esta será a minha única chance de saber o que encontrar se eu for mais adiante, ou parar e recuar pois poderei estar arriscando a minha vida, literalmente. Se eu lhe contar as vezes em que houve equilíbrio nas decisões optadas, renderia um bom capítulo de livro. (risos) O fator decisivo aí é o essencial sentimento do medo. O medo é o que nos leva a "arquitetar" nas inúmeras jogadas possíveis como um jogo de xadrez. Não sei se você me entende.

    Mõnica, agora a pergunta. Quantas pessoas que você conhece, já lhe disseram que passariam as férias, como por exemplo, em Nova Zelãndia, Indonésia, Filipinas, Índia, Croácia, Polônia, Namíbia, Quênia, Àfrica do Sul, Islândia, Havaí, Groelândia entre outros locais pouco "batidos"? Há um tempo atrás, saí "atirando", de forma maluca, para os setores de turismo destes locais pouco visitado pelos brasileiros, pedindo material impresso turístico. Dos "trocentos" materias impressos que recebi, admito que são lugares fabulosos para serem visitados!!! Já tive 02 caixas enormes só destes impressos. Pouco tempo atrás, dei uma limpada e consegui reduzir bastante toda aquela papelada. Mas voltando à pergunta, é o comodismo, pouca criatividade, baixo espiríto de aventura etc que levam as pessoas a irem sempre para os mesmos lugares? Qual a sua opinião?

    Imagina o aprendizado que o jornalista Luiz Nachbin não está ganhando com o trabalho paralelo dele "rodando" mundo à fora??? Também deeve passar por um baita perrengue. Mas tenho certeza de que o saldo é positivo!

    Quando você tiver oportunidade, leia a Edição de Aniversário - 11 anos da revista "Aventura & Ação" nº 153. Está ótima!

    Grato mais uma vez e Um Bjo,

    do Viajante Hélio Shiino
    Rio de Janeiro - RJ

    ResponderExcluir