28 de outubro de 2009

Visitando Borges e Neruda - meu próximo destino!

Como para um "bolso quase vazio" viajar é preciso um certo planejamento e tempo hábil, já estou com as passagens para uma próxima "bateção de perna". Depois do tour da Lúcia Schmidt ao Chile, minha vontade de conhecer as praias do pacífico e a Santiago do Neruda ficou maior. Serão somente alguns dias para desanuviar, ver pessoas e ruas novas, conhecer outros albergues e comer! E ainda dou um "pulo" nos hermanos argentinos.

Usar as milhas não foi possível e por isso demorei a voltar a postar já que estava a espera de uma promoção. Só que janeiro, alta temporada...quase impossível! Se no momento dá para usar 6 mil milhas para viagens à América Latina, em janeiro serão 10 mil milhas por trecho!!!!!!!!!

Na verdade, considerei quase um presente quando o agente me mandou uma mensagem via msn com a notícia: "Mônica, encontrei essa passagem. Olha!"
Rio/Buenos Aires - Buenos Aires/Santiago - Santiago/Rio = cerca de R$1.100 (e ainda dividido!!!!!!!!!!!!!!)

Lógico que comprei. E fica assim: próxima parada Buenos Aires alguns dias. Visito a Mariana, viajante que conheci na Itália, compro uns livros do Borges "na fonte", como alfajores, bailo um tango e me divirto - porque é o que eu sei fazer!

Em seguida, Chile, ou melhor dizendo: Santiago e uns passeios por Vina del Mar e Valparaíso. Pensei em seguir para o Deserto do Atacama porque uma amiga também jornalista esteve por lá ano passado e adorou. Mas vai ficar para uma próxima.

Começam agora as googladas em albergues, listas de discussões, palpites de amigos...E para mostrar minha sintonia, deixei a resistência de lado e fiz um facebook. Não tenho muita paciência para sites de relacionamentos, mas é uma ótima maneira de "coletar dados".

Pra registrar que é possível viajar, começando as somas.
Custo inicial: R$ 1.100

17 comentários:

  1. Oi Hélio..Nossa, desculpe pela demora em responder. Conheço poucas pessoas que vão a esses lugares que vc mencionou e no entanto são lugares espetaculares. Há uma mochileira, Cecília Contijo, que escreve o blog De Mochila no viajeaqui.com.br que esteve em vários desses que vc mencionou. Vale a pena dar uma conferida no blog dela.
    Um amigo (que também é agente e quem sempre cata as passaens baratas pra mim) tá com um passeio (ou melhor dizendo, um mochilão coletivo) para o extremo do Leste Europeu. Fiquei encantada com o roteiro dele. Lugares que nem de longe estão nos pacotes (chegue, tire foto e vá embora) das agências tradicionais. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ah! Hélio. Esqueci de dizer: melhor vc procurar as informações úteis de imigração nos sites de embaixadas e consulados. Quase todos têm as mesmas exigências na AL - passaporte. Em alguns casos é obrigatória a vacina contra febre amarela. Nos países do Mercosul o passaporte pode ser substituído pela carteira de identidade, desde que feita há menos de 10 anos. Não muda muito em relação a isso. O que pode ter de novidade são as taxas do aeroporto. No Chile, por exemplo, isso é obrigatório. Vou googlar isso essa semana para já ir com dinheiro trocado e falo pra vc.
    Boa sorte planejando a sua vigem. E depois com certeza vc vai expor as fotos. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Doido demais Moniquinhaaaaa!!!! Que ótimo. Quem sabe eu não vou para o chile na próxima. hehe Mas então, meu sonho mesmo é conhecer o Deserto do Atacama.

    Espero que dê tudo certissimo na sua viagem. Eu vou tentar ao máximo te ajudar sobre Buenos Aires. vai acompanhando o blog e qualquer dúvida pode me dizer. Deixe recado, mande e-mail que estamos aqui pra isso, sem dúvida.

    http://viagemplanejada.blogspot.com/

    Vou deixar o link aqui para ficar mais fácil caso voce precise. hehe :)

    beijocas

    ResponderExcluir
  4. Olá Mônica!!

    Dá uma conferida nesse blog...deve ajudar..

    http://buenosairesparabrasileiros.blogspot.com/

    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Moniquinha, cá estão os dois links para blogs. Fuce bastante, ok?

    http://destemperados.blogspot.com/search/label/Buenos%20Aires

    http://colunistas.ig.com.br/comidinhas/category/comidinhas-na-argentina/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Mônica.
    Olha, eu fui para Buenos Aires no ano passado, foi rapido, fiquei de sexta até segunda-feira, 4 dias incompletos. Fui com umas amigas e ficamos naquele hotel que te enviei o link pelo msn. Entao, nao sei nada de hostels pra te falar.

    Nós nos deslocávamos com táxi. Como eu estava com mais amigas ficava barato. O táxi de lá já é bem mais barato que o nosso daqui (nao sei os valores no Rio, mas aqui pelas minhas terras taxi é caro!) e dividindo ficava muito em conta.
    Muita coisa a gente caminhava.
    Mas existem lugares que é impossível chegar só com as nossas perninhas, ne! kkkk

    Bom, nós visitamos o centro que tem a Casa Rosada e todos os predios em torno. Eu adorei o clima da cidade, caminhar pelas ruas é uma delícia.
    O Puerto Madero é um lugar muito lindo, muito gostoso. Íamos jantar, almoçar, voltamos lá várias vezes!
    O Bairro da Recoleta é onde tem o cemitério conhecidinho de lá, onde está a Evita. O bairro é lindo!!!!!!!!!!!
    A região é ótima, parques em volta, feirinhas. No bairro ainda tem a Ateneu. É linda demais!!!!!!!!!!!!
    Eu sai do Brasil querendo muito conhecer essa livraria, o predio é lindo, eu fiquei bte tempo lá dentro. Eu adoro lugares assim, cada um faz a viagem que gosta, mas é mais o meu estilo. Acho que vais gostar tb. É só uma dica minha.

    Tem tb o Caminito, o bairro das casinhas coloridas...todo mundo que viaja pra Buenos Aires mostra uma foto de lá. Assim, eu achei que nao tem grandes coisas, mas é muito ponto turístico, ir para la e nao conhecer o Caminito parece que vai ficar faltando. Tem gente que ama o Caminito, eu prefiri a livraria...kkkkk
    Mas é legal, não deixa de ir. Pertinho está o estádio do Boca. Eu nao entrei, mas é possível entrar, muita gente gosta e fala que é legal.

    Daí, nós fomos no Jardim Japones. Olha só, eu fui numa turma de 10 mulheres, mas nós sempre nos dividíamos pra fazer os passeios, até mesmo porque as muitas já tinham ido várias vezes. Algumas delas nunca foram nesse Jardim. Eu simplismente adorei o lugar. É lindo.
    E é bem perto do MALBA, museu de arte latinoamericana de buenos aires, onde está a Abapuru.Linda, emociona! Se tu fores no museu, dá uma chegadinha no jardim, dá pra ir caminhando. Existem vários outros museus, eu só fui nesse.

    Tem tb o bairro Palermo, mas nesse eu nao fui. A gente nao quis fazer correria e ficou pra próxima. Mas falam que é lindo, muito legal.

    Bom, por final tem as ruas de compras...a calle florida cheia de lojinhas, é bem no centro. Eu sempre brinco com o pessoal de floripa que a calle florida de buenos aires é a nossa conselheiro mafra (uma rua de floripa cheia de lojas, quase camelo!). kkkkk
    bom, mas tem coisinhas pra comprar por preço mais barato. A galerias Pacífico é um shopping bem bonito por dentro.
    E tem tb as Lojas de out lets, uma regiao cheia dessas lojas. Mônica, eu nao sou muito boa para dar dicas de compras, eu nao tenho muita paciencia para comprar, muito menos qdo estou viajando. Entao, nao vou te indicar nada disso, porque eu nao tirei tempo para fazer compras. Mas tenho amigas que sao perfeitas nisso e voltam de buenos aires cheias de boas compras e coisas baratas. Mas não é o meu forte.

    Agora os cafés havanas são imperdíveis...todos eles, em qq esquina tem um. O café deles é uma delicia, o chocolate, os alfajores, ai, saudades.
    Tem o famoso café Tortoni, o mais antigo de Buenos Aires. Lindo, delicioso e tem história lá dentro.
    É no centro, bem localizado, vai tomar um café lá!
    Os sorvetes Fredo sao deliciosos, muito gostosos mesmo.
    Os argentinos tem uns pratos típicos com carne para almoçar ou jantar. Vale a pena.

    O ricardo freire tem um videozinho que achei legal
    http://viajeaqui.abril.com.br/indices/conteudo/multimidia/videos/mt_video_274208.shtml

    Tem um blog só de buenos aires tb na viajeaqui.

    Bom, guria, espero ter te ajudado. Nao deixa de tomar muito café (nao sei se gostas, eu amo!), chocolate, alfajores, sorvetes freddo, caminhar e tirar muitas fotos!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, valeu msm Mônica pelas dicas. Letícia, depois me passa mais desses foods blogs pra eu ter opções baratas, afinal...rs
    E Kika, tô pensando se estico ou não no Uruguai..Dicas?
    Vou começar a definir os albergues.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Adorei tudo por aqui! Vou para o Chile (Santiago com Atacama) na semana que vem! Se precisar de alguma informação, estou à disposição! Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Vou dar uma conferida sobre Uruguai e te falo em breve. ;)

    ResponderExcluir
  10. Monica não consegui postar meu texto de Buenos Aires, não deu pra colar aki. Depois te passo ele. Valeu, um beijo XD

    ResponderExcluir
  11. RODRIGO BARBOSA

    Buenos Aires

    Realmente um lugar bonito e com ar europeu. Tem belas construções, parques e monumentos.

    Os lugares onde o visitante não pode deixar de ir são:


    Centro:

    É onde está localizada a Calle Florida. É lá que se encontra também o Obelisco da cidade, que como o próprio nome diz não passa de um grande obelisco branco. No centro estão charmosos cafés com croisants, churros e diversas outras delicias. Lugar imperdível é uma rua que desemboca no obelisco repleta de prédios antigos, todos da mesma altura, realmente muito bonito.


    Calle Florida e Galerias Pacifico:

    Um real vale quase dois pesos, porem os valores numéricos dos preços de produtos como roupas, tênis e assessórios são quase os mesmos no Brasil e na Argentina. Ou seja, na prática se compra essas coisas por quase metade do preço que no Brasil. E o lugar para se comprar é na Calle Florida e em suas adjacências.
    A Calle Florida é uma rua grande, fechada para os carros, repleta de lojas e restaurantes. Esta rua e seus arredores são o centro de compras de Buenos Aires.
    Na Calle Florida está localizada também uma das atrações da cidade, as Galerias Pacifico. Estas Galerias estão dentro de uma construção centenária, é interessante notar o contraste da construção antiga abrigando uma espécie de shopping moderno. Mas atenção, as Galerias Pacifico são só para ver, comprar lá é um péssimo negocio, deixe para comprar do lado de fora.


    Bairro Monsenrat:

    Onde estão várias construções antigas e belíssimas, como a Casa Rosada, a Prefeitura, a Torre dos Ingleses... Existem belas praças e fontes também. Ótimo lugar pra se andar a pé. Imperdível.


    Bairro de Porto Madeiro:

    Parte mais nova e moderna da cidade, com grande prédios, boates e restaurantes. Na verdade era uma área degradada onde ficava o porto, porem foi totalmente revitalizada e hoje é um lugar lindo. Os antigos galpões do porto, de tijolos a vista, hoje abrigam restaurantes e alguns guindastes foram mantidos, o que dá um charme especial para o lugar. No meio de porto madeiro passa um canal. Vale a pena conhecer.

    ResponderExcluir
  12. RODRIGO BARBOSA - CONTINUAÇÃO

    Bairro de San Telmo:

    A parte verde da cidade. Abriga diversos parques como o jardim botânico, o zoológico, o jardim japonês. Todo parques muito bonitos e bem preservados, que valem a visita, principalmente o jardim japonês.

    Cassino Flutuante:

    Vá a noite, com as luzes fica mais bonito. Um cassino localizado em dois barcos antigos. Bem legal.


    Culinária:

    A comida portenha é ótima. Croisants, pães, carnes, tudo. Porem atenção, em um restaurante, quando você pede um bife de chorizo por exemplo não espere nada alem disso, virá só o bife. Não é como no Brasil que quando você pede um filé, vem arroz, feijão, batata, salada...

    Não deixe de provar os croisants e o bife de chorizo (não é chouriço, é totalmente diferente, é um corte nobre do boi, muito bom).

    Outro prato típico é a parrillada, mas este requer um estomago mais forte um pouco, vem todo tipo de carne, e na maioria órgãos, como rins, fígado...mas também é bom.


    Povo:

    O povo até que é simpático, em vista de serem argentinos. Brincadeiras a parte você não terá o calor humano brasileiro, mas os argentinos são simpáticos e prestativos.
    Quando o assunto é balada, esqueça a pegação típica do Brasil. As mulheres te dão mole mas se assustam quando você vai beija-las. Fui a uma boate e se vi dois casais se beijando foi muito. Parece que é muito mais difícil se relacionar na Argentina.


    Transporte:

    Lá táxi vale a pena, sobretudo se você estiver com mais 2 pessoas, como no meu caso. Só andei de táxi praticamente, mas lá também há um bom transporte público, com metro e ônibus. Mas cuidado com as propostas dos taxistas, principalmente quanto a tour de compras. Não acredite. Eles dizem que vão te levar a lugares onde é mais barato comprar, nas fábricas, etc e que não vão cobrar. No fim das contas os preços são os mesmos e se bobear eles ainda cobram, não vale a pena.


    Compras:

    Roupas, tênis, assessórios e principalmente artigos em couro, bem mais barato que no Brasil.

    ResponderExcluir
  13. Nossa, Rodrigo...brigadão. Ou melhor, brigaça.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Guria, eu me esqueci de te perguntar...vais querer ir em um show de tango? Existem vários, eu fui no Señor Tango. Acho que é o mais turistão de lá, mas o show é bonito (desconta um pouco o apresentador que nao para nunca de falar), os dançarinos são ótimos. Eu fui apenas para o show, nao jantei...fica mais baratinho, a gente senta no fundo mas consegue ver tudo como quem comeu antes.
    E noite, assim, balada? Vais fazer?
    Eu fui em uma casa no Puerto Madero...Asia de Cuba. Musica anos 80, bar baladinha. Alguns brasileiros por lá. Gostei bte, mas tb isso é complicado de indicar, ne. E tb nao sei se continua de um ano para o outro, mas acho que sim porque fui com indicação. Besos, chica!

    ResponderExcluir
  15. Recomendo também o Señor Tango. Pergunte a respeito no seu hotel (ou albergue) e peça que façam uma reserva pra ti. A própria casa de show tem uma opção de transfer+show que eu acho que vale a pena. o bairro não é muito confiável para ficar andando sozinha pela noite. Ok?

    O Show é um espetáculo. É fabuloso. Também fiz peguei a entrada sem jantar. Mas vale a pena comer algo antes de ir.

    Para os que não pagaram pelo jantar, eles só servem uma tábua de frios que não é nada barata. Afinal, nada no cardápio é barato. hehe

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Aeee!!! Claro que vou a um show de tango. Vou nesse que vcs duas me indicaram (Kika e Mônica). E o melhor...como disse o Rodrigo lá na Argenitina não há pegação. Ao menos nada de ficarem "cantando" porque brasileira. Já me basta um absurdo que passei em Madrid.
    Tudo anotado.

    ResponderExcluir
  17. Gente, o que dá pra fazer a pé e o que não dá? Ainda não decidi o albergue, mas estão falando do bairro Palermo que pensei em ficar lá.
    Mesmo que táxi seja barato, sabem que meu "lance" é bater perna. rs

    ResponderExcluir