29 de julho de 2009

O Vale Nevado e as 40 curvas!!!

Lendo os relatos da Lúcia (que publico aqui sempre que ela me envia) uma coisa é certa: sabe Deus como, mas vou bater perna pelos hermanos latinos (e quando começar a fuçar tudo para transformar a viagem em conta, vou colocando aqui).
Nesse relato a Lúcia fala sobre neve e principalmente dá dicas de como não ser engabelada por guias!!!
Vale conferir...

"Hola (já familiarizada com o cumprimento espanol). Hoje foi meu DIA NA NEVE. Junto com minhas colegas brasileiras - Sayonara e sua filha Mariana e as amigas também estudantes Flávia e Larissa, saiamos do HOSTAL (aqui é Hostal - espécies de pousadas que não possuem áreas comuns, como banheiros, salas de TV. HOSTEL - para eles possuem áreas comuns e são os albergues) bem cedo perto de 7h30 com em uma van, com motorista e um guia, Dario (jovem que sua experiência com português foram três meses morando em Santana do Livramento) paramos num Hostel e surpresa: mais três brasileiros, jovens de 26 anos, Henrique, médico, Marcelo, advogado e Felipe, administrador de empresas.

Seguimos então rumo às estações de esqui. O caminho é montanhoso (claro) e cheio de curvas. São 40 curvas - numeradas e nomeadas. Todas têm nomes de pessoas importantes para o Chile. Pablo Neruda é uma das primeiras e Gabriela Mistral já no final do caminho. Os chilenos têm muito orgulho dos seus dois Prêmios Nobel.

Aqui um pequeno detalhe (importante) normalmente os guias e os motoristas têm combinações com as lojas de aluguel de equipamento e no caminho sempre param em uma e dizem ser obrigado alugar botas e roupas especiais. Eles ganham uma comissão e nós (incauto) pagamos sem necessidade por algo desnecessário. Estava com uma boa bota mas me convenceram que seria necessário alugar outra. Paguei 5 mil pesos por uma que não sei quantas mil pessoas já calçaram. Totalmente desnecessária. FIQUEM ATENTOS. Se você não vai esquiar, não vai praticar nenhum esporte NAO É NECESSÁRIO ALUGAR NADA.

Fomos direto em direção à estação de Vale Nevado, que até 1994 era mantida por franceses (foi construída pelos franceses, assim como outro estação chamada La Parva) Hoje todas as estações são de uma empresa privada que paga impostos ao governo do Chile. O lugar è simplesmente fantástico e incrivelmente cheio de brasileiros. Ok, brasileiro é fascinado por neve. Definitivamente.

Minha primeira impressão, além da beleza, foi um pouco angustiante. Confesso que achei fascinante, mas extremamente solitário. No sentido de que aquela vastidão de branco deixa-nos um tanto perdidos. Foi a sensação que tive. Dupla: prazerosa, mas também me lembrou a solidão. Não aquele que sentimos felizes, porque precisamos ficar sós. Mas aquela que sufoca. É fascinante. É maravilhoso. Mas aqueles que nunca viram neve podem pegar gelo seco (das geladeiras que têm degelo seco) é igual. NAO ESTOU DIMINUINDO A BELEZA, talvez relativizando um pouco.

Em Vale Nevado tudo é caro. Uma cerveja (pedida pelos jovens brasileiros custa 2.500 pesos). Uma garrafa longneck, algo correspondente a R$ 10. Um capuccino de máquina, 1.800 pesos. Sanduíches saem com o preço de uma refeição na cidade - cerca de 5 mil pesos. Aluguel de equipamento de snowbording a U$ 12, só o esqui, mais U$ 12. Se quiser a roupa completa. Esquiar na alta temporada, 33 mil pesos, e vai por ai.

Em Farellones, a primeira estação de esqui construída pelos chilenos em 1949, tem o trinero - conhecido pelos brasileiros como skybunda, custa 6 mil pesos por pessoa, uma hora deslizando naquelas bóias (?) de plástico. Não fui, afinal pela cota de tombos, foi cumprida no primeiro dia.

Em El Colorado, o que mais chamou a atenção foram as casas e os prédios. Muita madeira e os prédios são construídos em concreto e revestidos por madeira. Fantástico.

Na volta, pegamos novo grupo de brasileiros que haviam ficado em El Colorado três dias esquiando. Jovens do Rio e Fortaleza que estão viajando pela América Latina. Passaram pela Bolívia, Peru e terminam a viajem em Santiago. Estilo aventureiros. A propósito a excursão às três estações de esqui custa 13 mil pesos por pessoa.Vale a pena. Não acredito que seja possível conhecer estes lugares sem guia. Para dirigir a viagem é arriscada e muito perigosa. Portanto, se vierem, peguem uma excursão. E mais garantido.

Amanhã, sigo para Valparaiso e Vina Del Mar.
Até"

3 comentários:

  1. Adorei as news! É Monica, e eu também pelo jeito vou me debandar pra esses lados latinos também!!
    beijos pras duas

    ResponderExcluir
  2. Saudações!
    Existem albergues(hostel) no Vale Nevado ou algo do gênero que seja bem mais em conta do que um hotel comum?
    Atenciosamente,
    Fabiano

    ResponderExcluir
  3. Oi Fabiano. Esse relato é da minha amiga, que foi pra lá em julho de 2009. Mas viajo para Santiago em alguns dias (chego lá dia 11) e vou ao Vale Nevado. Vejo pra vc e posto aqui, ok? Principio, vou fazer um bate e volta (já que nao é epoca para esquiar), mas procuro saber. Em todo caso, hj a noite vou ver no meu guia e já tento de dar uma resposta. Bj

    ResponderExcluir