24 de janeiro de 2009

Sonhando com o mochilão!

Nada melhor do que acordar um dia e ter a certeza de que já e hora de preparar um mochilão. A melhor dúvida é pensar: pra onde ir???????? Eu queria Europa de qualquer maneira. Como pesquiso cidades, nada melhor do que as mais antigas. E minha ultima viagem foi para NY, então é hora de voltar ao "velho mundo". As únicas informações que eu tinha nesse momento eram: teria 28 dias para viajar, seria entre o final de março e o final de abril. Iria sozinha. E NAO TINHA ECONOMIAS O SUFICIENTE!!!!!!!!!!!
Primeiro eu assumi o risco e vou de qualquer jeito. Há sempre uma boa maneira de conciliar a alma de viajante num bolso apertado...

Se já se tem idéia do lugar, é uma etapa a menos. Não é o meu caso. Com um guia em mãos, comecei a escolher para onde ir, pensando onde valeria a pena voltar e quais lugares seriam ideais para uma primeira vez. Ganhei o "Guia do Viajante Independente" de presente do meu pai (que entende perfeitamente minha necessidade de sair por aí) mas acho que qualquer outro bom guia é o melhor começo. Há os da Folha de São Paulo ou da Lonely Planet ou mesmo os da internet para aqueles que não querem gastar com nada no momento ou que não têm um amigo pra pedir emprestado.
Devorei o livro por dias, comecei a querer ir para vários lugares e para evitar ficar "viajando" no improvável por tempo demais, comecei a abri o Google Maps diariamente e observar distâncias, trechos possíveis. Acho que esse é o começo da definição. Tem cidades que estão nos sonhos de 9 em cada 10 viajantes. E aí, a viagem pode ser a clássica com Paris, Londres, Madri, Berlim, Roma... Ou pode ser a aventura pelo Leste Europeu com Praga, Budapeste, Viena...
No meu caso, eu tendia a ter um pouco de cada coisa. Não queria ficar presa aos clássicos e nem fugir deles. Então, comecei a pensar minha viagem (que é importante dizer, será sozinha e isso sem dúvida me deixa muito mais livre para escolher) numa mistura de um pouco de cada, conciliando com meu orçamento apertado.

Lendo o guia e vendo as cidades que me interessavam mais nesse momento e a maneira de como convergir meu interesse com a malha ferroviária, alternei meu interesse entre as clássicas "caras" (mas há maneiras de torná-las possíveis e é pra isso que existe esse blog) e as baratas e curiosas cidades do Leste Europeu.
Assim, depois de semanas de pesquisa, sacolejo no metrô lendo o guia, leitura de blogs e mais blogs, bate papo com amigos, leitura de posts nos sites www.oviajante.com e www.mochileiros.com .... Defini que meu mochilão 2009 será:
Roma/Florença/Veneza/Budapeste/Praga/Amsterdã/Paris. O mais interessante é que por mais que tenha "fechado" nessas cidades, me sinto livre para mudá-las ao longo do meu planejamento ou mesmo enquanto estiver viajando. A graça do mochilão independente é essa. Querer ficar mais um dia aqui, abrir mão de um dia lá para conhecer outra cidade que nem sequer tinha ouvido antes. O bate papo na viagem, os encontros com outros viajantes rendem sempre novas histórias e novos traçados.
A princípio fiquemos assim. Só na volta posso dizer ao certo meu roteiro.


Escolhido o roteiro... é hora de partir para os custos, as passagens, a hospedagem... que serão os temas dos próximos posts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário