28 de janeiro de 2009

Comprando a passagem aérea!

Tudo bem que o roteiro de uma viagem independente possa mudar conforme seu espírito e nova descobertas ao longo da "estrada". No entanto, para que a viagem esteja dentro do orçamento e se evite pagar taxas extras para mudança de embarque e desembarque, defini Roma como meu desembarque e Paris como minha volta para casa. Assim, comecei a peregrinação por uma passagem com valor ao menos justo (se é que isso é possível considerando os abusos das companhias brasileiras!!!). Como não dá pra ficar aqui reclamando, passamos ao passo seguinte.
Há maneiras de fazer a compra pela passagem não se tornar um martírio. Sites como http://www.skyscanner.com/ e http://www.decolar.com.br/ podem ajudar a ter uma dimensão de preços. Eu particularmente "fucei" vários, inclusive os das próprias empresas áereas. Como em agosto começou a derrocada do real frente ao dólar, não esperei muito tempo e comprei uma passagem pela TAM com o dólar a pouco mais de R$1,86 para pagar em 5 vezes sem juros. Somando o preço das passagens de ida e volta e as taxas paguei no cartão de crédito cerca de RS 2.300.
No meu caso, recorri a um amigo turismólogo de confiança com que posso deixar o número do meu cartão de crédito. Mas para aqueles que não têm essa vantagem, não há problema algum... É só numa das pesquisas pelos sites, se encontrar uma barbada... não deixar passar!!!!

Falo isso por experiência própria. Assim que comprei a passagem de ida e volta e comecei a pagar as faturas do cartão de crédito, tinha duas certezas: uma era que eu viajaria de qualquer maneira e a outra.... precisaria economizar mais ainda para começar a pagar os transportes entre as cidades/países. E aí, recomeça a "viagem" diária pela internet vendo trechos, conexões e principalmente uma prévia definição de quanto tempo em casa lugar.

Uma coisa eu já sei: de Veneza eu sigo para Budapeste. Com isso em mente e me dando uns dias para bater perna pela Itália, comecei a pesquisar nas empresas low cost passagens baratas. E aí, a raiva dos valores cobrados pelas empresas brasileiras toma proporções dantescas. É possível viajar muuuuuito barato fora do Brasil. Encontrei pela Wizzair o trecho Veneza/Budapeste com o transfer até o centro da cidade e as taxas de bagagens (sim, lá se paga pelas bagagens e pode ser muito mais caro que a própria passagem) por 48 Euros. Tentei pela http://www.easyjet.com/ e a http://www.ryanair.com/ mas nenhuma das duas fazem esse trajeto. Para quem vai para a Europa e terá que se deslocar por longas distância, a melhor pedida é recorrer às cias low cost. Há dois sites bons para as pesquisas de preços: http://www.skyscanner.com/ (que já falei acima) e o http://www.attitudetravel.com/ que conta com uma site meio feio mas bastante funcional. Na hora de fazer a busca, é só colocar a cidade de destino e aparecem todas as companhias possíveis, já mostrando de onde cada uma delas pode partir.

Com alguns dias de pesquisa, é fácil decorar e se tornar quase um expert. A outra vantagem do attitudetravel é que para quem ainda não sabe bem pra onde ir, é possível "retraçar" as cidades e é provável que uma possibilidade de voo barato chame a atenção e mude seu roteiro. E foi assim, que tive a experiência desagradável do "deixo pra mais tarde". Dando uma olhada em pra onde eu iria depois de Praga, achei um voo por 19 Euros para Amsterdam saindo exatamente no dia que eu queria. Mas.....quando decidi me dar ao luxo de comprar a promoção já tinha acabado. Centenas de palavrões depois, me serviu como exemplo do "nunca deixe pra mais tarde o que pode fazer agora" e continuo na esperança da promoção voltar!!!

Essa semana, como faltam menos de 60 dias para eu viajar, começo a luta para entender os sites das empresas ferroviárias. Afinal, não quero perder meu precioso tempo em filas quilométricas. E pelo que li no blog do Ricardo Freire hospedado no http://www.viajeaqui.com.br/ os ticketes só ficam disponíveis para consulta e compra com antecedência de 60 dias.

Passagem na mão, cartão de crédito em dia com fatura mínima de cerca de 477 reais...cinco meses de uma dívida que vale a pena!!! E vamos combinar: tudo bem que 477 reais é dinheiro pra caramba, mas para uma viagem....quantas calças jeans de grife, maços de cigarros, garrafas de cerveja são possíveis comprar com isso num mês?????? Pensa bem....

Nenhum comentário:

Postar um comentário