26 de fevereiro de 2010

Otimizar os gastos para viajar de graça

Vale tudo na hora de tentar uma viagem gratuita. Sim! É possível viajar de graça embora muita gente ainda não acredite. Um amigo de Juiz de Fora sonha em viajar com a namorada, mas ainda associa viagem a "vender a alma às dívidas" - ele não é o único que ainda não descobriu as vantagens dos programas de milhagem. É para o Francisco e esses tantos outros que fica a coluna dessa semana.

Os programas de milhagem buscam a fidelização de clientes por meio de prêmios em milhas, que podem ser conseguidas por trechos aéreos. No caso dos viajantes, a pontuação vai ser creditada conforme o voo e pode ser pedida na hora do check in ou depois da viagem, obedecendo às regras das companhias aéreas. Para quem assistiu ao filme “Up in the Air” com o George Clooney fica fácil saber o que é o programa - mas calma, a história é ficção e bem longe da realidade de quem tem poucos recursos!

Mas e aquele que não é um viajante contumaz e não tem milhas das companhias aéreas? Aí está o “pulo do gato”. Muitas empresas buscam atrair consumidores oferecendo parceria com esses programas.

Uma das opções é se informar sobre o uso do cartão de crédito. Explica-se: um exemplo de empresas que têm parceria com os programas de milhagem são os bancos, que utilizam os cartões de crédito como iscas: o uso do cartão é associado a uma pontuação que pode ser convertida em milhas - ou seja, quanto mais usar o cartão mais vantajoso fica.

É provável que alguns bancos exijam um valor mínimo de pontos antes da primeira transferência para milhas (claro, eles são empresas privadas e visam ao lucro”). Para saber como é feita a pontuação, basta converter o valor da fatura em dólares. Cada dólar equivale a um ponto e cada ponto, uma milha. Muita gente usa cartão de crédito e não se atêm muito aos programas de relacionamento. É possível trocar os pontos por desconto na anuidade, por barracas de camping, e por tantos outros produtos. A conversão em milhas é só uma entre as várias opções.

Para fazer parte de um programa de milhagem basta se cadastrar nos sites das empresas aéreas. A Gol/Varig tem o programa Smiles (que possibilita emitir bilhetes aéreos também para a KLM, America Airlines e Air France). Já pela TAM o cadastro é feito no próprio site da companhia. A regra básica, tanto para quem vai viajar como para quem vai “apelar” para as promoções, é fazer o cadastro antes de pedir crédito das milhas. No caso dos que desejam creditar um voo, o cadastro deve ser feito antes da data de embarque. Nos casos das outras companhias aéreas, a Trip, WebJet e Azul não têm ainda esses programas. No caso da Azul, o programa de vantagens se limita a créditos em voos futuros.

Há até casos de bancos que, para atrair o consumidor, chegam a oferecer milhares de milhas de bônus pelo pedido do cartão! É possível também encontrar promoção de assinatura de revista semanal/mensal e ganhar milhas como prêmios. Para se ter uma idéia do que isso vale: ano passado o Smiles (Gol/Varig) e a Tam tiveram uma promoção que possibilitava viajar por, respectivamente, duas e três mil milhas por trecho no Brasil. Traduzindo: era possível fazer Rio/Recife – Recife/Rio com quatro ou seis mil milhas.

Com o cadastro feito, vale a regra do "se vai gastar, que seja para ganhar algo". Até mesmo empresas virtuais,para incrementar as vendas costumam, às vezes, transformar o valor do pagamento em milhas - sim, isso existe! Então, o jeito é sempre que for comprar algo estar atento a essa possibilidade. E perguntar antes, sempre!

A dica não é para estimular o lado consumista compulsivo de ninguém, mas para mostrar uma boa maneira de transformar gastos em vantagens.

Em tempo: já acumulei boas milhas na base do "melhor otimizar os gastos". Exemplos: já ganhei cinco mil milhas quando pedi um cartão de crédito. Ganhei outras sete mil quando assinei um jornal por 1 ano. E algumas centenas de milhas na compra de um ar condicionado num site de loja de departamento. Além do que converto pelo programa de relacionamento do cartão de crédito e viajando. É um bom exercício de paciência.

*Esse texto é a reprodução da Coluna Batendo-Perna no site Descubra Brasil (19.02.2010)

14 comentários:

  1. Sabe o que me falta? Organização para administrar minhas milhas... Viajo muito, mas nunca corro atrás delas quando volto! Principalmente porque sempre viajo em cias diferentes... rsrs

    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Oiê!!
    Estou encantada com o seu blog...Ainda mais eu, estudante de Turismo, mas que ando com a grana curta para poder 'bater pena'!!
    Parabéns pelo blog e obrigada pelo comentário no meu blog.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Nossa adorei!Me informei muito bem através do seu blog.Perfeito!

    ResponderExcluir
  4. >>> Off-topic <<<

    Olá Mônica,
    Tudo bem?

    A primeira coisa que me veio à mente logo após a notícia do violento terremento que atingiu algumas cidades no Chile, foi a sua recente passagem por lá! Exemplos como Valparaíso e Viña del Mar.

    Que a população das cidades atingidas consigam "dar a volta por cima" e reconstruir as suas cidades do jeito que elas eram, ou pelo menos, bem próximas do que eram conforme as fotografias que você tirou destas belas cidades e as guarda com um enorme carinho.

    Solidariedade.

    Um Bjo,

    Hélio Shiino
    Rio de Janeiro - RJ

    ResponderExcluir
  5. Oi Fê Costa. Nossa, não faz isso comigo não...PELO AMOR DE DEUS, registra suas milhas. Vc deve ter muitas já que tá viajando pra caramba. E estou acompanhando vc...Numa "inveja" branca daquelas.
    Bjs e boa viagem

    ResponderExcluir
  6. Ai Nalva...Vc ainda vai viajar muito...Dá também uma olhada no Blog da Fê Costa. Ela é profissional da área de turismo e tá numa viagem super bacana. Vai te inspirar.
    E continue aparecendo por aqui...
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Emanuel. Que ótimo saber que deu pra ajudar alguém...Milhas são presentes...rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Hélio, fiquie realmente tão chocada com o que aconteceu com o Chile..Mas ainda bem que é um país preparado (ou teríamos outro desastre com as dimensões do Haiti).
    Tô super saudosista da minha viagem e com uma amiga em Santiago (viajou no domingo dia 21).
    Então, tá bom. Vc não precisa se render a um blog. Vou te mandar um email. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Nós usamos muito bem nossas milhas, mas sempre antes checamos, tem alguns destinos que compensa comprar as passagens e deixar as milhas para um destino que compense mais !!
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do seu blog, ainda mais que você é jornalista. Sou Acadêmica de jornalismo lol
    Parabéns pelo seu blog..
    Beiijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Ellen e Antônio. Pois é. Vcs falaram uma coisa importantíssima que deixei de destacar: muitas vezes nao vale a pena trocar - se o voo for barato!
    As fotos da Grécia estão divinas. Parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Oi Mary. Primeiro que adorei o nome do seu blog...E venha sempre que quiser. Se tiver dicas para dar de Santa Catarina está sempre aberto a sugestões, ok?
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Mônica, respondendo sua pergunta...na Turquia ficamos em Hostels em cidades maiores, porque em cidades pequenas não existe, mas conseguimos hospedagem bem baratas. Na maioria das vezes nos 5 meses da nossa viagem reservamos pelo hostelworld. Somos super frequentadores de Albergues & Hostels, porque senão fossemos não teriamos $ para fazer essas viagens longas... e temos um custo fixo diario pré determinado... temos perfils semelhantes !!!
    Grande beijo

    ResponderExcluir