9 de maio de 2010

Dormindo com o desconhecido!

Em uma viagem nada é mais imprevisível que as pessoas que conhecemos pelo caminho. Entre os pontos altos de uma viagem sozinha está a possibilidade de novas amizades. Sozinhas, estamos mais abertas ao experimento justamente porque saímos da zona de conforto de um amigo que tira a foto, que divide o encantamento, que conversa quando não há mais nada pra fazer, que divide a conta da pizza e da lavandeira (...). Ou você vai ficar muda a viagem inteira ou definitavamente vai ter que interagir nesses momentos e em outros. Seja deitada numa praia seja numa caminhada, nessas horas de distração é muito provável encontra outros viajantes independentes.

O ponto de maior interação entre viajantes sem dúvida são os hostels. E no começo da aventura, a viajante independente sozinha pode esbarrar num contratempo que descabela a “marinheira de primeira viagem”: acabar num quarto coletivo misto! Sim, isso pode acontecer. E não deve ser motivo para pânico. No Brasil é pouco provável, já que a separação por gênero é práxis. No entanto, impossível não é – e eu sou a prova disso! Passei uns dias em Trindade e por conta de um “probleminha técnico” na reserva acabei dormindo uma noite num quarto coletivo misto, com dois ingleses.

Há aquelas intrépidas viajantes que vão dizer que é tudo igual, que não há nada demais. Há inclusive as que preferem. Uma das argumentações que já ouvi é de que os quartos são mais arrumados porque os “moçoilos” querem impressionar. Outras acham a experiência diferente e o que importa é interagir. E outras acham que há a séria propensão a roncos insuportáveis. É mesmo uma questão de se sentir a vontade. Pode ter dia que você esteja a fim da experiência e em outros dias, a abomine.

Então, para aquelas que planejam se hospedar em quarto feminino, para evitar surpresas desse nível fique atenta à quantidade de camas - geralmente os quartos mistos são aqueles com a maior quantidade. Claro que os sites informam que o quarto é misto, mas para o caso de não informarem, essa é a deixa. O mais comum no Brasil são as separações entre feminino, masculino, privado duplo/casal. Já em países europeus, é bastante comum acrescentar a essas categorias os mistos.

Já se quiser experimentar, a dica é ter o mínimo de bom senso na vestimenta na hora de dormir. De resto, nada muda. Particularmente, se não tenho experiências horrendas tenho ao menos meia dúzia de histórias que vão do bizarro ao hilário. Mas nada que desabone os quartos mistos. A experiência é de cada um mesmo. Então, se acontecer é questão de relaxar. Pedir a troca assim que possível e ainda conseguir um desconto no restante da hospedagem!

*Crédito da foto: www.meininger-hotels.com

*Esse texto é a reprodução da Coluna Batendo-Perna no site Descubra Brasil (23.04.2010)

7 comentários:

  1. Monica,
    Nesta ultima viagem nossa pela Europa ficamos em muitos hostels em quartos mistos e não tivemos nenhuma experiencia horrivel, apenas algumas engraçadas de bebados e pessoas estranha que depois converssando se tornaram amigos e bastante simpaticos.Acreditamos que a sua dica de bom senso é muito importante para não ter surpresas desagradaveis.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Estou planejando minha primeira viagem para Europa,e encontrei este site com dicas para quem viaja sozinha,e' exatamente isso que estou precisando.
    Irei viajar sozinha,e estou digamos um pouco assustada com o fato de ficar sozinha e ter que fazer tudo sozinha.
    Nao ter ninguem para compartilhar as experiencias ou ate ter companhia para nao se perder sozinha,dividir pizzas e tirar as famosas fotos.
    Tenho 45 anos,e atualmente estou morando na Australia,cheguei neste pais a 2 anos e meio sem falar uma palavra de ingles,um grande desafio.
    Gostaria de receber mais dicas sobre VIAJAR SOZINHA PELO MUNDO SEM MEDO DO DESCONHECIDO!
    meu email e' lucienemasironi@hotmail.com
    BJ..

    ResponderExcluir
  3. Seus textos são bárbaros!!!!!!
    Adoooooooro
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi casal "ViagemAfora"...Fui lá no blog de vcs me animar porque estou num processo de negociar as férias. Acho que consegui para Janeiro! Viva. Quanto aos hostels, é bom senso mesmo e, como vocês, fiz boas amizades em quartos mistos. Mas tenho que confessar que em Praga optei por trocar (estava dividindo o quarto com um grupo de holandeses bem pouco simpáticos. A falta de bom senso dos "moçoilos" não dava para aguentar.

    ResponderExcluir
  5. Oi Luciene, olha ter 45 anos não é obstáculo. Depois leia o post sobre a minha amiga que começou a viajar sozinha aos 54! Então, no que eu puder ajuda-la, é só pedir. Vou separar pra vc e colocar aqui alguns sites que vão te ajudar. Já decidiu seu roteiro?
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Gostou, Sarita? Então ME MANDA O RELATO NY!!!!!!!!!!!!!!!!!! hahaha

    ResponderExcluir
  7. Em relacao a idade,sim,eu sei que nao e' obsta'culo ,porem quanto mais velho ficamos menos audacioso somos!A juventude tem isso de bom a ousadia!
    Eu ainda estou montando meu roteiro,nao tenho uma data de viagem ainda talvez em setembro ate novembro uns dois meses comecando por: Roma,Firenze,Tuscany,Venice,Paris,Giverny,Holanda,Londres(AQUI TENHO UM SOBRINHO QUE ESTA MORANDO A MAIS DE 4 ANOS.)

    Caso eu tenha mais tempo e dinheiro,Alemanha,Espanha,Suica,Grecia.
    A minha duvida agora e' a seguinte ;nao sei qual pais reservar o retorno para casa.Isso tem que ser bem planejado,fazer um trajeto onde eu possa ir fazendo as cidades de trem"adoro viajar de trem" ate chegar ao destino final e precisar exatamente quantos dias ficar em cada cidade,pois pelo que li tenho que reservar os hoteis,ou Hostel, com antecedencia.
    Minha apreensao em viajar sozinha,nao e' em relacao a medo ..mas sim o fato de nao ter uma companhia para sair principalmente a noite.
    Mas tudo bem,a vontade de viajar e conhecer e' maior do que o fato de ficar sozinha...
    Fico no aguardo
    Bjs
    Luciene

    ResponderExcluir