14 de maio de 2010

Indo às compras na feira!

Viajar barato é tão possível quanto sair às compras numa viagem. Como? As feiras livres são uma das melhores opções de divertimento e compras numa viagem “low cost”. E o Rio de Janeiro tem muitas - impossível enumerar.

Algumas feiras podem ser “hippies chiques”, como a Feira de Ipanema, que acontece todos os domingos na Praça General Osório, de 7h às 19h. Não tem como errar o endereço, já que a praça é também a estação de metrô do bairro.  No entanto é bom lembrar que esse é um dos bairros mais caros da cidade e é ponto de encontro de turistas – combinação quase fatal para alguém comedido. Mas vale a pena conhecer,  mesmo que não vá comprar muita coisa. Há lindas roupas, principalmente de verão, além de todo tipo de bijuterias. Quem quiser biquínis, cangas e acessórios “a la garota de Ipanema” vai se sentir num playground.

Em Copacabana, no vão entre as duas vias da Avenida Atlântica, na altura do Posto 6, todos os finais de semana tem uma feirinha que também vale a pena (e é mais barata que a de Ipanema). Tem menos barracas e é uma boa opção de souvernirs. Não tem as mesmas ótimas opções de vestuário que a de Ipanema, mas vale a conferida. Mesmo porque a paisagem é o que há de melhor.

Mas sempre há opções, que longe do agito “zona sul carioca”. Uma dica para quem estiver no Rio é seguir para a Zona Norte e se aventurar pelo lado pouco turístico da cidade. Não vai ter arrependimento, ao menos no quesito economia. Uma boa feirinha é a de Vicente de Carvalho. Antes que se pergunte que “diabo de lugar é esse”, não tem erro pra chegar. O mesmo metrô que deixa em Ipanema, segue pela Zona Norte. Só descer na Estação de Vicente de Carvalho, seguir pela rampa e pronto.  Lá é possível encontra vestidos que se diferenciam das lojas pela falta de etiquetas por menos da metade do preço. E tem de tudo, inclusive roupas íntimas. A feira acontece às quartas e quintas-feiras à noite.  Não tem o glamour de Ipanema e por isso é tão peculiar para viajantes.

Quem estiver pensando em caminhar pelo Centro terá a disposição vários conglomerados de vendedores. Pode chegar a ter a impressão de que o Rio de Janeiro é uma grande feira. A dica é a feirinha do Castelo, quase em frente à Estação de metrô da Carioca, do outro lado da Av. Rio Branco. Ali, bem no centro econômico carioca às quintas-feiras à tarde tem umas das melhores feiras do Centro.

Muitas feirinhas de roupas e acessórios estão espalhadas pela cidade e impossíveis de consultar no site da Prefeitura. A dica é perguntar mesmo, principalmente para moradores da cidade.  A propósito, se ouvir chamarem as feiras de “feirinha de Itaipava” não se espante. Como Itaipava, na região serrana do Rio, tem uma excelente feira, se tornou sinônimo desse tipo de comércio para alguns “desavisados”.

*Crédito da imagem: www.feriasbrasil.com.br

Esse texto é a reprodução da Coluna Batendo-Perna no site Descubra Brasil (08.04.2010)

7 comentários:

  1. Monica, querida!
    Que saudade de passar por aqui. Então menina, esse ano não viajei. Tava lendo agora o blog da minha viagem, e quase morri de tanta saudade!! Quem mandou ser jornalista né?
    E como vão as coisas?
    Viajando bastante?

    ResponderExcluir
  2. Ai, eu também adoooro uma feirinha! Em qualquer lugar do mundo, adoro bisbilhotá-las e encontrar alguma coisa muito típica do lugar, seja comida, artesanato ou gente interessante para bater um papo.

    Em BH, minha terra natal, recomendo a super Feira Hippie, a maior feira de artesanato e gastronomia do Brasil. Só aos domingos! :)

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Somos super frequentadores de feiras, amamos !!
    Bjs e um ótimo final de semana pra vc !!

    ResponderExcluir
  4. I'm appreciate your writing style.Please keep on working hard.^^

    ResponderExcluir
  5. Julia, menina! Vc decidiu se vai viajar? Ou comprou o outro "sonho"? rs

    ResponderExcluir
  6. Oi "casal viagem afora"...eu fico imaginando o quanto de feiras diferentes vcs já não encontraram pelos vários países que visitaram. Pq nao fazem um post...devem ser bárbaras.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Nossa, Fê...Já fui a feira de BH (tenho uns amigos que moram lá)...É muito grande...me perco completamente. rs
    Mas realmente tem muita coisa barata e de qualidade. Acho que é muito melhor que as do Rio...

    ResponderExcluir