2 de maio de 2009

E as roupas de uma mochileira?

Com que roupas eu vou? Está aí um "pequeno" problema de quem se aventura num mochilão. Mas nada que não seja facilmente contornado. Vendo minhas fotos e conversando com a minha prima, veio o comentário: mas Monica, como você faz com suas roupas? São sempre as mesmas!
Caimos na risada e aí começam as explicações de como fazemos nós, as viajantes que descartam as rodinhas e encaram as mochilas.

Viajar de mochila é saber de antemão que todo o peso estará nas suas costas a cada troca de cidade/país. Com isso, há um peso adequado para cada um. Com cerca de 48 quilos (claro que depois que voltei de viagem esse número mudou consideravelmente!!!) eu me aventurei a levar uns sete quilos. E aí, levamos poucas roupas mesmo. Além do peso nas costas, o problema maior está no susto de pagar extra de bagagem, principalmente para quem for viajar pelas cia low cost. Então, já estava preparada para as quase mesmas roupas. Mas e quando elas sujam?

Muitos países (ao menos os que já estive na Europa) têm lavanderias públicas. Nada tão complicado que não seja possível aprender na hora mesmo seguindo as instruções. No entanto, para quem não se aventura numa ida a rua com as roupas, muitos hotéis e albergues contam com lavanderias. Elas podem funcionar a fichas ou a moedas.

No albergue que fiquei em Florenca (Archi Rossi), por exemplo, havia uma lavanderia no térreo, na qual se pagava 6 euros para lavar e secar e, nesse valor, já incluso o valor do sabão em pó. Em 1h30 aproximadamente, o problema da sujeira está resolvido.

Para as roupas que precisam passar, os hotéis e albergues contam com ferros de passar roupa para serem alugados/emprestados aos hóspedes. No meu caso, não paguei nenhuma das vezes que usei. Claro que nem todas as vezes que as roupas sujam se pode esperar para juntar um número considerável de roupas para compensar a lavanderia. Há duas alternativas e já usei as duas. Uma é dividir a lavagem com alguém do albergue. Eu e a Mariana combinamos a lavagem e foi uma "mão na roda".
A outra opcão, bem menos confortável, é lavar a roupa a mão e colocar para secar como faz grande parte da população brasileira. Em hotéis essa opção é mais complicada, mas num hostel é totalmente viável. E foi assim que fiz em Budapeste porque o hostel (BackPack Guest House) não tinha lavanderia. O site ww.viajenaviagem.com do Ricardo Freire tem um post que explica o passo a passo de como lavar as roupas nas lavanderias públicas.

Eu estou acompanhando o blog da Júlia - http://poisnemcheguei.wordpress.com/ e ela vai viajar de rodinha nos próximos dias. Vamos ver como ela se sai com a mala e aí é possível comparar cada uma. E há também a Cecília que faz uma volta ao mundo http://viajeaqui.abril.com.br/blog/de-mochila.shtml e que está, como diz o blog, de mochila.

No meu caso, já fiz as duas e mesmo que tenha a desvantagem de não poder levar muita coisa e de só poder comprar o que eu quiser no último destino, ainda assim prefiro isso a me matar para carregar a rodinha nas estações de metrô ou afins com escadas!!!!

2 comentários:

  1. Não li todos os textos, embora eles envolvam de maneira surpreendente, parabéns. Já as fotos eu vi todas que vc postou até o momento... e viajei muito, nas paisagens em comum dos mesmos lugares que passamos e, talvez mais ainda, nos que ainda não fui, como praga. O fato é que viajar renova a alma e por isso parto de novo no dia 12 de maio. Fica aqui registrado um anseio: quem sabe um dia ainda viajamos juntos, hein?! Qdo eu voltar vou te visitar no Rio e marcamos uma vinda sua pra cá ;).. enquanto isso vamos nos falando.. bjoos. >> Junior MS

    ResponderExcluir
  2. Ai Junior...Boa sorte demais pra vc nessa nova empreitada. E vê se anima de ficar por lá direto porque vou te visitar. hehehe
    Beijos

    ResponderExcluir