25 de maio de 2010

Sozinha, eu?

Nunca viajamos sozinhas. Cada uma das coisas que levamos numa viagem aciona depois um arsenal de boas histórias: as malas, o mp3, aquela mochila velha e, por que não, uma câmera muito antiga, descascada, pesada e grossa? E foi quando a minha digital parou de funcionar na que seria a primeira foto de uma viagem a Trindade, há poucos dias, que me dei conta: nunca viajei só! Talvez eu precise de terapia por ver numa mochila velha e que precisa de remendos uma companhia. Conheço até quem só acampe na mesma barraca há anos. A companhia não está no objeto, mas no repertório que traçamos com eles.

Acredito que não viajamos sozinhas justamente porque estamos em nossa própria companhia. Tem quem diga, num julgamento muito superficial, que quem viaja sozinha está tentando se encontrar. Confesso que nunca me perdi antes de viajar. A viagem sozinha não é só um momento de liberdade total, mas de autoconhecimento e, porque não dizer, de aprender a conviver com nossos próprios defeitos. Mas vejo também como superação de certos limites que nos impomos no dia-a-dia. Vejamos: quantas vezes você jantou num restaurante simplesmente porque estava com vontade, mesmo que não houvesse ninguém para compartilhar a mesa?

Entre as desvantagens de uma viagem “by yourself” apontadas em vários blogs e sites está quase como unanimidade: jantar sozinha. E continua a pergunta: já jantou sozinha num restaurante? Não estou falando de refeição em self-service. Mas daquele dia especial em que seus amigos estavam ocupados, o namorado/marido/namorido tinha um compromisso, ou então você é solteira e queria jantar num restaurante badaladíssimo?

Pois saiba: é bem provável que numa viagem independente você sequer questione a possibilidade e esqueça que as “pessoas irão olhar”, que “irão sentir pena” e vão achar que “te deram o bolo”. Isso é uma grande bobagem. Sente e jante. E curta muito.

Foi numa dessas “contravenções” sociais que me presenteei numa viagem a Budapeste. Passei por um restaurante que parecia super agradável. Pequeno, aconchegante. E com velas nas mesas. Voltei para o hotel decidida a jantar lá. E foi assim que experimentei a melhor sobremesa da minha vida. Ninguém me olhou como se eu fosse um ET - talvez somente na hora do flash porque, óbvio, registrei esse “momento só meu”.

Arrume suas malas. Separe as músicas que te acompanharão. Desbloqueie o rooming do celular para ligar quando sentir saudade. E viaje. Fácil, não? E se for para a Hungria, Gundel Palacsinta - não deixe de experimentar.

Esse texto é a reprodução da Coluna Batendo-Perna no site Descubra Brasil (07.05.2010)

13 comentários:

  1. Seus posts sempre me emocionam!
    Será que seus textos brilhantes ainda me convencem a viajar sozinha? Será que vencerei essa barreira?! Acho que primeiro quero viajar com vc Rs
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc. Adoro viajar sozinha. Viajar com amigos é bom, mas você não se sente totalmente livre. Quando a gente viaja sozinha é como se estivesse andando de braços abertos pro desconhecido. Quando viajo sozinha eu sempre encontro pessoas bacanas e aprendo mais do que se tivesse acompanhada.
    Adorei seu blog. Quando puder passa no meu http://feriasnow.blogspot.com

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Acabei de descobrir teu blog e achei bem legal. Já fiz muitas viagens sinistras sozinhas e curti mais ainda! Uma vez fiz um trekking no sul da Bahia (que deu início ao meu blog) e foi uma das melhores experiências da minha vida. Tanto que, depois disso, morei lá por três anos. Algumas viagens fazem mudanças incríveis!
    Bia
    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ei, quando é que vc vai me convidar para uma viagem dessas com você? (pode ser pelo estado do Rio mesmo) Prometo não interferir no seu estatuto de viajante "solitária"! Podemos ficar cada um num canto, se você quiser, claro...
    Saudade...
    Beijo!!

    ResponderExcluir
  5. Ola Monica! Acabei de cair de para quedas no seu blog e simplesmente adorei. Nao li nem metade, mas ja to adicionando nos meus favoritos e voltarei aqui mais vezes.

    um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Então Isac..tá convidado. Gostar de viajar sozinha não significa que não gostar de companhia! Então vc será muito bem vindo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Liana. Que ótimo. Vc é viajante também? Tem blog? Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Mônica, muito bom, seus textos sempre são muito expressivos!! Nós sempre viajamos juntos, eu e meu Antonio, há mais 20 anos, desde dos 16... Adoramos a compania um do outro, mas só funciona porque respeitamos a nossa individualidade nas escolhas !!
    Respondendo a uma pergunta antiga sua, que ficamos devendo a resposta... Na Turquia, foi uma viagem super economica de 20 dias, e a nossa média de gasto, ficando na maioria das vezes em hostel, ás vezes ficando em quarto coletivo e outras em quarto privado, incluindo transporte de ônibus entre as cidades, aluguel de carro de 3 dias, 1 voo interno e fazendo refeições baratas, foi 33 euros por pessoa. Se precisar de mais informoções, estamos aqui !! Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Monica, adorei seu blog.... eu faço a mesma coisa, viajo sozinha por ai e é uma delicia principalmente porque no final eu acabo encontrando outras pessoas na mesma situação. Te add no msn para trocarmos figurinhas....rs

    ResponderExcluir
  10. Belo texto!
    Acho q sempre viajei sozinha...mesmo qdo acompanhada...
    Saudades.
    Bj

    ResponderExcluir
  11. Oi Sandra...Mulher, vc está sumida!!
    Está em BH ainda?
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro passear sozinha! Senão o faço mais admito que muitas vezes é por receio de falta de segurança e indisponibilidade financeira!

    ResponderExcluir