18 de março de 2009

Carregando o mínimo: minhas costas agradecem!

Se vai viajar de mochila, mochileira que se preste tem que ter em mente que algumas coisas básicas do cotidiano feminino estão de fora: secador de cabelo é um clássico exemplo! Se não der para deixar alguns objetos de fora da lista, melhor assumir a mala com rodinha e boa sorte!!! Tem seus inconvenientes, já que carregar a mala pelo metrô, ônibus e afins é um sufoco porque há muitas cidades que ainda não descobriram o prazer da acessibilidade. Como diz o Ancelmo Góis, "deve ser horrível... você sabe"... No entanto, a mochila também tem seus pontos negativos já que é preciso moderar bastante o peso ou se corre o risco de parar num ortopedista em plena viagem.

Opto pela mochila. Então, vamos lá!

Taí uma coisa que definitivamente não sei fazer: mala! Conto com a minha irmã para isso porque se depender de mim acho que nada é importante para levar além de umas roupas e o guia. Só que dessa vez optei por mochilão é aí é preciso saber com exatidão o que levar, afinal vou carregar literalmente no lombo cada grama da bagagem.

Outro fator importante é que como vou utilizar as cia low cost no trecho Veneza/Budapeste e Praga/Paris cada grama além do peso permitido (de 15 kg em média) é paga a parte. E não preciso de custos extras.

Comprei uma mochila da Trilhas e Rumos de 48 litros por R$ 150. Há muitas opções de mochilas (sonho com uma alemã que custa 3 vezes esse valor). Optei por essa aliando custo x benefício já que tive boas recomendações, embora ela peque pela estética, mas as recomendações são de que a mochila tem bom material. Vamos ver!!!!

Quando não viajava com mala de rodinha, usava uma mochila do exército boa demais mas que por uso excessivo me deixou sem confiança em levá-la mais uma vez.

Coisas básicas de se lembrar na hora de arrumar a mala:

- Se for para albergue, leve uma toalha porque vai economizar no aluguel de uma. No entanto, nada de toalha felpuda. Uma simples porque pesa menos.

- Levar cadeado. Outra economia porque geralmente os lockers ficam abertos e o cadeado é alugado a parte.

- O xampu e o condicionador podem ser colocados em embalagens menores, com uma quantidade suficiente para os dias da viagem.

- Comprar ou fazer uma doleira para ser colocada na cintura por dentro da calça. Garantia de que o dinheiro, passaporte e cartão de crédito estarão sempre seguros.

- Viajar sem guia não dá, no entanto eles costumam ser muito pesados. O melhor é tirar cópia das páginas que serão úteis.

- Eu adoro ler. Então, carrego livro na bolsa sempre, esteja viajando ou não. Mas numa viagem em que o peso da bagagem é muito importante, melhor apelar mesmo para as pequenas bibliotecas dos albergues. O bom disso é a variedade de livros, embora dependendo da quantidade de dias em cada lugar, é provável que não se termine a leitura.

Essas foram as coisas que fui lembrando agora. Se eu lembrar de outras, escrevo depois. E se alguém tiver mais coisas pra falar, esteja a vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário