20 de março de 2009

O conforto que sai caro - comprando antecipado os ticketes de trem

Enfrentei uma luta árdua nos site alemão de ferrovias européias. Nada é ruim, mesmo confuso, quando se planeja uma viagem http://www.bahn.de/p/view/index.shtml ou http://www.voceviagens.com/timetable.htm . O problema é mesmo quando se descobre que é preciso saber exatamente a estação que se prefere descer e ter que deixar já agendado a hora certa do embarque.

Isso não seria obstáculo, se não fosse um pequeno (?) detalhe: se optar por comprar esse bilhetes no Brasil, terá um custo adicional de EUR40,00 sendo EUR10,00 de comunicação + EUR30,00 de emissão. Dependendo do trecho que irá fazer, fica quase o dobro do preço comum.

Fuçando na bíblia dos blogs de viagens http://viajeaqui.abril.com.br/blog/viaje-na-viagem.shtml do Ricardo Freire, aprendi a usar o site da Trenitália. Fácil mesmo...(salve o Riq). Comprando pelas reservas convenciais (agências) uma passagem entre Roma/Florenca que sairia por aproximadamente 26 euros direto na Trenitália, comprando pelo esquema da reserva aqui no Brasil, sairia por nada mais nada menos do que aproximadamente 66 euros.

O próprio Ricardo indicou comprar em Budapeste a passagem para Praga. É o que vou fazer: comprar tudo lá. Nào vi menção nas listas de discussões sobre viagens de trem de que haja dificuldade em comprar nas máquinas nas próprias estações, desde que se chegue um pouco mais cedo. Encaro e conto depois se realmente é tranquilo.

Prefiro arriscar nesse caso a "perder" o conforto a ter que desembolsar cerca de 40 euros em cada trecho....

Para quem quiser, o blog Viaje na Viagem (VnV) tem o passo a passo para a compra online pela Trenitália. http://viajeaqui.abril.com.br/indices/conteudo/blog/78028_comentarios.shtml?1311328

Um comentário:

  1. Vamos que vamos!!! E tá chegando... :D
    Aguardo minha mini-sacre-coeur. :) :) :)

    ResponderExcluir