18 de março de 2009

Em busca de lugar para dormir!

Correria é algo comum para quem trabalha, está prestes a defender a dissertação de mestrado e ainda planeja sozinha a própria viagem. Então, há uns dias que não posto nada. No entanto, o que estava faltando mesmo é terminar de reservar minhas estadas nos albergues.

Há muitas maneiras de se hospedar barato em qualquer lugar do mundo, seja em hotéis ou albergues. Para os que preferem gastar um pouquinho mais, a rede de hotéis Ibis (http://www.ibishotel.com/) é uma ótima opção. No entanto, eu sou mais adepta do velho e bom albergue. É impressionante que haja ainda no Brasil um preconceito contra os albergues. Eu particularmente, adoro o clima e nunca tive qualquer problema. Pelo contrário, fiz bons amigos viagens a fora e, o mais importante, economizei muito.

Para escolher um albergue, uma boa maneira é pesquisar no http://www.hostelworld.com/ , no http://www.hostelbook.com/ ou no http://www.hostelclub.com/ . Particurlamente, eu usei para quase todas as minhas reservas o hostelworld. O site é fácil de usar e não tive problemas (até agora!!!) com cartões de crédito. Mas vale a pena sempre comparar os preços das diárias porque pode haver variação de um site para o outro.

Em Veneza, tudo é caro demais. Então, as diárias estavam bem acima da média e as opiniões de outros usuários eram, na maioria das vezes, negativas. Corri para um amigo que me indicou o do Hostelling International http://www.hihostel.com/ Costumo ficar nos albergues da rede HI no Brasil porque são os mais organizados, mas fora do Brasil há tantas opções que resolvi experimentar os independentes. Só que em Veneza apelei para o conhecido, embora não fique na principal ilha da cidade.

Em Paris foi outro "suplício". A Cidade Luz tem alguns problemas com limpeza quando o assunto é albergue. Por isso, e imprescindível para quem vai viajar, perder bastante tempo em sites como http://www.tripadvisor.com/ , http://www.mochileiros.com/ e http://www.oviajante.com/ para ver as dicas e roubadas de outros viajantes. Não encontrava nada que me estimulasse pelo preço no hostelworld. A situação piorou no hihostel porque as informações de outros viajantes eram totalmente desestimulantes. Quase fechei o Jules Ferry porque dois amigos tinham me dito que dos piores era o menos pior, até que catando no tripadvisor vi várias opiniões favoráveis ao Albergue da Juventude de Paris (http://www.aijparis.com/). Com preco médio de 22 euros a diária (esse combinava preço, localização e boas considerações).

Eis minha lista dos já reservados, já que há dias que não sei por onde vou querer estar e deixei em aberto, como por exemplo minha ida a Cesky Krumlov na República Tcheca, e também um dia em aberto entre Roma e Florença que não sei o que vou querer fazer ainda.

Roma - Mona Lisa Hostel - 46,70 Euros 4 diárias

Florença - Archi Rossi Hostel - 69,oo Euros 3 diária

Veneza - HI Venezia - 44,00 2 diárias

Budapeste - Backpack GuestHouse - 48, oo Euros 4 diárias

Praga - Sir Toby´s - 61,00 Euros 4 diárias (ficaram mais caros os primeiros dias porque será a Páscoa)

Paris - Albergue da Juventude de Paris - 88,00 Euros 4 diárias

Para reservar, é muito simples. Cartão de crédito. É cobrado 10% do valor total da reserva, além de uma taxa de U$ 2 no caso do hostelworld para cada reserva.

Simples, rápido e espero que eficiente. Agora é esperar experimentar cada um desses e vê se valem a pena ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário