31 de março de 2009

Em Roma faca como os romanos ou foi "calote" mesmo?

(aviso que tudo estara sem acento porque o teclado e diferente)
De verdade, nunca tinha dado calote em transporte publico. Nao e meu jeito mesmo. Economizo mas nao trapaceio...

Para andar de onibus, o ticket e comprado em bancas de jornais e e necessario validar dentro do onibus. Foi assim que fizemos na ida ao centro de Roma (o nao historico) para procurar a piastra Gama pra minha irma e dar uma volta por la. Na hora de voltar, precisavamos encontrar uma banca para comprar o bilhete de volta. E ai tudo complicou...

Eu estava apertadissima pra fazer xixi... E a banca mais perto nao tinha mais o ticket pra vender. Com a Josie falando na minha cabeca que ninguem em Roma valida o passe e ja desesperada... cedi a "pressao" e la fui eu correr o risco de ser parada numa fiscalizacao e desembolsar uns 100 euros de multa. Parei para observar e vi realmente que ninguem valida mesmo. So que medrosa do jeito que sou, achava que todo homem com colete azul que entrava no onibus fosse policial. Ate chegar a Termini eu ria de nervoso e a Josie ria da minha cara.

O 1 euro mais receoso que ja passei! Sinceramente, economia porca... Nao vale a pena. Hoje mesmo conheci uma brasileira de Uberaba (Fabiula) que foi fazer isso em ontem vindo do aeroporto para o albergue e "perdeu" 50 euros de multa e ainda teve que pagar o passe de 11 euros. Alem da vergonha. Detalhe: era a grana que ela trouxe para ficar 4 dias em Roma. Ri demais!!! Afinal, quase sempre quem paga os micos sou eu.

O problema e quando a infracao vira vicio! Me peguei hoje contando que entrei no Coliseu, paguei 16 euros mas nao passei por catraca alguma. No fundo, acho que tava pensando em ir la de novo. Mas desisti. E preciso resistir a tentacao...

Um comentário: