24 de janeiro de 2010

Desfazendo a confusão - espero!


Sala comum do Hostel Suites Florida, da rede HI em Buenos Aires, em que fiquei hospedada.

Para uma viajante sem luxos, é comum ouvir alguns comentários do tipo: "você é louca de ficar dormindo com gente desconhecida", "é o cúmulo da pãoduragem ficar em albergues"...E a pergunta sine qua non de quem não sabe sobre o que está falando: "credo, você tem coragem de dormir em albergues com os sem teto?" E eu já ouvi inclusive (melhor ouvir do que se surda) que seria estuprada num albergue - nesse caso foi um homem mal amado mesmo.

Jesus do Céu. Para tudo. É impressionante como ainda existem pessoas que confundem albergues com casa do albergado. Tudo bem que as palavras são até parecidas, mas significados abissalmente distintos. Vamos para uma síntese básica: casa do albergado são espaços destinados a detentos que cumpram pena privativa de liberdade no regime aberto - ou seja, nada a ver com mendigos, pra começar.  Já albergues (ou hostel / hostal) são "mini hotéis" com uma proposta diferente: são menores (embora alguns possam ser imensos), o serviço de quarto pode ser bem básico ou inexistente, há cozinha disponível aos hóspedes, e têm quartos coletivos para viajantes que estão ou com orçamento apertado ou dispostos a conhecer novas pessoas.

Há os albergues/hostels da rede Hostelling International (HI) que se espalham por várias partes do mundo e são credenciados ( há uma carteirinha anual para descontos) ou então os chamados albergues independentes - em que há mais variedade de pessoas porque não exige a carteirinha. Simples assim.

A busca por um albergue/hostel deve ser tão criteriosa como a de um hotel. Há vários sites para pesquisar as ofertas e também contam com notas e opiniões de outros hóspedes. O Hostel World, por exemplo, conta não só com vários hostels cadastrados como também disponibiliza informações sobre os destinos e coloca os usuários em contato com outros viajantes.

É assim que durante muitas viagens - mesmo as que aconteceram antes de eu iniciar o blog - eu me hospedo. Algumas vezes o espírito está bem aventureiro e a boa pedida é um quarto coletivo feminino. Ou então, depois de dias de viagens, é preciso ficar um pouco só em quarto privado.Tá acompanha do namorado/marido/namorido? Então há também o quarto de casal. Tá levando o filho junto? Quarto de casal com cama de solteiro.Ou em casos em que não há vagas? Já me hospedei em quartos mistos. Há para todos os estilos...assim como os hotéis.

Acho que a maior diferença mesmo entre um hostel e um hotel é a proximidade que um hostel cria entre os hóspedes. Há mesas de jogos, há horários para filmes, há salas comunais em que todos veem televisão/filmes juntos. O staff geralmente é escolhido "a dedo" pela simpatia. E, em alguns, há festas e saídas para boates/passeios juntos. Ou seja, para viajantes de qualquer idade e proposta.

E os cuidados são os mesmos:
- Pesquise bastante as referências dos albergues. Sites como o TripAdvisor e Mochileiros são ótimos. Há as sessões barbadas e roubadas do site O Viajante
- Converse com outros viajantes e google o máximo possível por blogs. É uma ótima maneira de conhecer novos viajantes e ter dicas quentes de hospedagem e passeios.
- Alguns hostels têm armários. Outros não. Opte pelos que os têm e de preferência de graça. Alguns já têm com chave, mas para os desconfiados é possível acrescentar um cadeado pessoal.
- Muitos albergues contam com luggage room, onde é possível guardar a bagagem antes do check in ou depois do check out e continuar passeando - já fiz isso várias vezes quando resolvia conhecer outras cidades e teria que voltar ao destino inicial.
- Alguns albergues têm política de descontos depois de alguns dias de hospedagem. Em muitos é possível ganhar até noite grátis. Então, pesquise bastante.
- Não é tão comum furtos em albergues assim como não são comuns em hotéis. É uma questão de estar atento mesmo e não deixar dinheiro e passaporte "dando sopa" em cima da cama. Aí já é demais!
- Quando estiver reservando albergues esteja atento: ensuites é banheiro dentro do quarto (ou seja, banheiro privativo) e shared bathroom os banheiros compartilhados.
- Não é sempre que os albergues disponibilizam toalhas, então em alguns casos elas podem ser cobradas, mas nada exorbitante.
- Para os que quiserem lavar roupas, geralmente há lavandeiras internas, com máquinas do tipo "made yourself". A dica é: se não tiver tanta roupa para lavar/secar, o ideal é juntar com outro alguém do albergue e dividir a conta.
- E os que estão com orçamento super apertado, as cozinhas dos hostels são bem equipadas para refeições rápidas.

O importante é entender que essa é uma maneira barata e divertida de viajar para conhecer novos costumes. Albergues recebem gente do mundo todo, de todas as idades e tribos. Se você é do tipo fresco, melhor nem sair de casa. Mas se parte da filosofica "cada um com seu cada qual", então sem dúvida vai ser divertir e "viajar na viagem".

8 comentários:

  1. Ei Mônica
    As explicações valem para quem nunca ficou em um albergue. Quem conhece sabe que eles já as melhores opções para quem quer se divertir conhecendo lugares e não hotéis.
    bjs

    Lúcia

    ResponderExcluir
  2. Estou tão parada com meu blog que sinto até vergonha.
    Mas estou completamente sem inspiração para escrever qualquer coisa que seja.

    O seu tá ótimo Moniquinha. Adorei sua explicação, sofro muito com esse preconceito e comentários hehe... Ouço sempre coisas do tipo, mas vou convendo um aqui e outro ali a testarem os hostels... e acabam gostando. Lembrando que é preciso ficar atento ao hostel, assim como existem hotéis 5 estrelas ruins, existem muitos hostels por aí que são ruins também. O negócio é ficar atento a todas as avaliações e perfil que procura. ;)

    Beijinhos

    kika

    ResponderExcluir
  3. Mônica, amamos seu post!!! putz... é impressionante como isso acontece com tanta frequencia. Nós muito na maioria das vezes dormimos em hostels, albergues,etc. e nos fazem as mesmas perguntas !!! Acabamos de chegar de uma viagem de 5 meses e nossa...sabe que muitas vezes preferimos dormir em quartos coletivos porque assim trocamos experiencias, é claro q não vamos falar que pelo mesmo preço não gostamos de conforto, mas interagir com pessoas diferentes, com experiencias diversas é uma experiencia impar, que nos faz mais felizes !! muitas vezes compensa a falta de conforto de um hotel bacana no qual não conversamos com ninguem, alem da recepcionista... parabéns
    bjs
    www.viagemafora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Lúcia, vamos mesmo é divulgar pras pessoas que não conhecem...E fiquei feliz demais quando vc experimentou e gostou de um hostel/hostal.

    ResponderExcluir
  5. Sim Kika. Também já fiquei em cada roubada...O melhor é procurar, como fazemos com os hotéis. As mesmas questões básicas. E vê se ativa o seu blog. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Epa...que otimo viajar por cinco meses. Viajaram por onde? Vou fuçar seu blog. Nossa, eu já ouvi tanta asneira - algumas até engraçadas...E fica um bando de gente deixando de viajar barato (e muitas vezes por isso, nem viajando) porpura ignorância. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Mônica!!

    Menina, eu até hoje nunca fiquei em albergue, mas morro de curiosidade! Meu marido é que não encara muito... ele tem essa idéia errônea aí!

    Sou doida para fazer um mochilão pela Europa, vamos ver se um dia eu conveço ele! rsrsrs

    Bjo grande!

    ResponderExcluir