14 de janeiro de 2010

Verao. Praia. Calor...e casacos!







Estava simplesmente fascinada para chegar a Vina del Mar e sentir o mar do Pacífico. Qual nao foi a "surpresa". No funicular do Cerro Cristoban, duas brasileira ja tinham me falado que meu conceito de praia mudaria.

Entao, cheguei preparada. E comprovei. Nada de usar o biquini ou a saída de praia nova comprada para o Pacífico.

Mas aí vem a decepcao. A areia é muito escura e a água nao é para banho. E quem quiser se aventurar a ficar na areia olhando a bela paisagem tem que levar a própria cadeira ou canga ou toalhas porque nao há nada para alugar. Mas há opcoes ótimas. A bela praia de Ranana (leia-se ranhana porque nao tem til para eu colocar sobre o n).



Em Ranana sim, parece que estamos numa praia. E há cadeiras para alugar, embora bem caras - cerca de 2 mil pesos, algo como quase R$ 10. Mas aí nao há uma decepcao, mas uma realidade: a água é fria de doer os ossos. Venta demais e por isso mesmo com um sol lindo de uma dia de verao a vontade que se tem é de se agasalhar. Enquanto estive parada lendo e aproveitando o "frescor" da manha nao vi quase ninguém na água. Entrei só para molhar os pés e tirar uma foto. Nao me atrevi sequer a tirar outra!

Para ir de Santiago a Vina del Mar sem precisar pagar os absurdos pesos/dólares das excursoes a dica é ir por conta própria. Pegar o metrô Linha 1 (400 pesos), e descer em Pajarrito. Há várias linhas de ônibus nessa estacao que levam a Vina del Mar e a Valparaiso. Custo de ida e volta pela Trans Bus compradas juntas  - 5300 pesos. Uma excursao de agência de turismo pode chegar a 4 vezes esse valor. Do terminal de ônibus de Vina del Mar às praias centrais caminha-se por uns 20 minutos.

Para quem nao sabem muito bem a hora que vai querer voltar (se for fazer bate e volta) nao há problema. A passagem pode estar com horário em aberto (e foi o que eu fiz). Quem decidir ficar, vou indicar o hostel que um mexicano ficou assim que ele me disser se valeu a pena ou nao.

Ao caminhar por Vina del Mar tive a impressao de estar numas das muitas cidades litorâneas do Rio de Janeiro. Na verdade, me lembrou muito Rio das Ostras. Pequenas pracas, cidade cheia, muito comercio e pequenos prédios tipicamente para veraneio. E casas lindíssimas! Vale o passeio maravilhoso e que custa pouco mais de R$ 20. E isso com Valparaíso incluso. Mas aí é outro post.





Nenhum comentário:

Postar um comentário