19 de janeiro de 2010

Em eleições, Santiago esquece que é turística

Foi muito interessante estar no Chile no domingo de eleição presidencial. Frei ou Piñera? As diferenças em relação ao Brasil são muito claras. Não se trata de melhor ou pior, mas diferente. Desde sexta havia "carabineiros" (a polícia chilena) nas ruas para evitar tumultos. Não vi - ao menos pelas áreas por onde passei - ninguém distribuindo "santinhos" ou afins. O que sem dúvida propicia as ruas ficarem totalmente limpas. Absolutamente nada! O que se via era apenas os outdoors e, claro, bandeiras

Depois de anunciada a vitória de Piñera, saí para dar uma volta pelas ruas de Santiago e ver como era o clima. Começou timidamente um buzinaço. No cruzamento das avenidas Vicuña Mackenna e Providência começava a chegar pessoas de várias partes de Santiago para a comemoração que se estendeu pela noite na região do La Moneda - e aí sim virou uma grande carreata. Mas ainda assim, achei a festa tímida se comparada ao Brasil.

Mas foi ótimo ver o otimismo das pessoas - embora eu achei Santiago a capital Primeiro Mundo da América do Sul, as pessoas estampavam em suas camisas e bandeiras o sentimento de mudanças. Enfim, eles que sabem o que é melhor.

O que chamou atenção mesmo foi o fato de não haver nada aberto! Quando digo nada, é nada mesmo. A cidade cheia de turistas e nada, em pleno domingo. Claro que azar o meu por ter viajado em tal época, mas não deixa de ser falta de tino comercial e turístico. De noite, andei andei e andei atrás de um lugar para comer. A negativa continuava - nada. Com exceção de um lugar com sanduíches, mas eu não conseguia mais comer pão, já que tinha sido a única coisa que eu tinha conseguido comprar em todo o dia!

Para os que se aventuraram pelas lindas praias de Viña del Mar, a negativa continuava. Alguns brasileiros do hostel achando que seria como no Brasil, seguiram para a cidade litorânea e nada também.

Boa sorte ao Chile.

Um comentário:

  1. Eu tb estava lá e tive a mesma impressão.... em que hostel vc ficou ? Eu fiquei no Che Lagarto...

    ResponderExcluir