13 de janeiro de 2010

La Chascona - o engenheiro Neruda

Talvez como engenheiro, Neruda merece ser mesmo o espetacular poeta prêmio Nobel. Fui visitar a Chascona, a casa que ele dividia com sua mulher Matilda, em Santiago. Uma amiga já tinha me falado que nao tinha gostado muito do lado construtor do Neruda. Mas eu gostei, justamente porque nao tem muito "pé nem cabeca". Imaginem uma casa que na verdade sao três...depois coloque nela objetos confusos, arrume os comodos como se fossem um labirinto e nao dê a eles espacos harmonizandos. E sim, coloque passagens secretas como forma de diversao. No entanto, coloque a sala de jantar uma grande janela com a imagem de um pequeno córrego passando para dar a sensacao de estar num barco. Assim é a La Chascona!

Para visitar a casa, é bom programar no mesmo dia da ida a Cerro Cristoban, já que é bem perto. Quanto mais cedo chegar melhor porque as visitas sao guiadas e com hora marcada. Os precos variam de acordo com o idioma. Em espanhol é mais barato. Preco da entrada inteira, 2.500 pesos.

Gostei muito da casa, principalmente porque ele a projetou para parecer um barco.Há momentos que o piso range tanto que parece que vai quebrar. Segundo o guia, isso é proposital  para parecer uma "cópia" fiel de um balanco de barco. Nao pude tirar fotos da casa porque sao proibidas. Valeu a visita!

Há fotos de como a casa ficou depois que perseguiram o Neruda por suas conviccoes políticas (as fotos sao de seu caixao sendo retirado da casa).

Em tempo:
- Se quiser comprar livros do Neruda em espanhol, talvez seja melhor procurar uma livraria. Os livros na loja de souvernirs estavam um pouco caros. No entanto, nada supera a criatividade das camisas com trechos da obra.
- La Chascona era o apelido que Neruda deu à mulher, Matilda, e significa a "descabelada".


Nenhum comentário:

Postar um comentário