22 de janeiro de 2010

As intempéries da classe econômica



"Pai, o avião tá caindo?". "Paí, tô ouvindo um barulho estranho no motor do avião". "Pai, o avião podia cair pra gente chegar mais rápido!". Sinceramente, viajar na classe econômica muitas vezes é uma prova de nervos - e com dois adolescentes e um pai surdo exprimidos na feileira de trás se torna quase um atenuante para cometer um infanticídio.

E foi assim, ouvindo asneiras adolescentes entremeadas de vozes demoníacas (que a mãe resolveu reprimir) que fiz meu quase tranquilo voo de volta de Santiago, com escala em Buenos Aires.

A classe econômica (ou como chama a Silvia do matraqueando - a classe chicoteia) não é o fim do mundo numa viagem curta, como foi esse caso.

Mas confesso, que viajar assim por mais de 12 horas, mesmo para alguém de pernas curtas é um martírio. Nos aviões maiores, ao menos são dois corredores. Mas nesse que fiz pela Aerolineas, eram duas fileiras de 3 pessoas exprimidas em menos de 4 metros de largura! Imaginei a comprimento, pelo meu próprio corpo deitado (já que fiz 3 voos deitadas numa fileira sozinha)

Mas viajar pela Aerolineas Argentinas se mostrou uma surpresa. Como os aviões são bem antigos, confesso que fiquei um tanto receosa, mas embora velhinhos e pouco confortáveis a viagem foi tranquila e com comissários de bordo atenciosos, mesmo quando tinham que dizer que não havia mais sucos ou servir os mesmos sanduíches com bolo de sobremesa. Como fiz quatro voos pela companhia em 12 dias, confesso que no último já não aceitei mais o sanduíche.

Em todo caso, é bom saberem os  "navegantes" que a Aerolineas não tem estações de rádio ou filmes. Tudo no seco mesmo. É exprimido e de preferência dormindo - já que a comissária não deixa usar o mp3 do celular, mesmo no módulo voo!

crédito foto: dfriche-tg.org

2 comentários:

  1. Olá!

    Fui deixar um comentário para a Sílvia do Matrequeando e te ví por lá. Vim espiar o blog e adorei!

    Eu quase peguei este vôo uma vez, mas como a cia aérea desmarcou um vôo sem prévio aviso, acabou nos realocando num vôo da Lufthansa e fomos direto para São Paulo... um super upgrade!

    Eu que sou baixinha e magra já sofro pra caramba na classe chicoteia, imagino os grandes! Por incrível que pareça o vôo que me pareceu mais longo até hoje foi um que fiz da Emirates para Dubai, que apesar de ter uma super coleção de filmes e ser top de linha, não foi suficiente para abrandar as 15 horas de vôo que separam o Brasil de lá. Isso sim é castigo... Fiz o mesmo trecho pela Turkish Airlines, porém parando em Istambul e Senegal e apesar do avião e a crew ser bem decadentes, achei mais tranquilo uma vez que o vôo é vazio e facilmente consegue uma fileira de 4 cadeiras para virar "cama"! O contrário do super lotado da Emirates...

    Bjos!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Fê. Já entrei no seu blog e amei. Essa de andar de balão...já tá na minha lista de coisas para fazer na Turquia. Penso em ir pra lá na próxima viagem longa (considerando que são as benditas 12 horas). Vou ler os posts todos e tentar saber qnt fica para uma batedora de perna em conteção de despesas. rs

    ResponderExcluir