15 de abril de 2009

De bem com a vida. De vento em popa. Feliz pra burro. Assim com o mundo!!!...

Podem rir, xingar ou me chamar de doida, mas enquanto eu caminhava ontem para a Bus Station (vamos lá, rodoviária!!!) da Florenc, foi isso que me peguei cantando. Na hora eu pensei em varias amigas que me matariam se me ouvissem cantando Xuxa. Paciencia. Assumo e pronto.
So que pra falar a verdade, era assim que estava mesmo. E ainda estou. Afinal, de ferias e gostando do que se esta fazendo, e impossivel nao cantarolar por ai - no meu caso, como sabem, nada demais, ja que falo sozinha.

Muito rapido ir a Kutna Hora. Na verdade, e mais rapido do que ir de qualquer ponto do Rio de Janeiro para a Barra da Tijuca. So que a diferenca: e fascinante a paisagem. Como e primavera, entao fica tudo mais lindo. Da estacao de onibus de Kutna Hora para o Centro leva-se, a pé, cerca de uns 25 minutos - sem se perder!

So que eu procurava a Church Bones, uma capela decorada com ossos humanos, que foi o motivo de eu ter empolgado em deixar Praga para tras. Mas ai...

Eu me perdi e fui parar no Centro, e a Church Bones era para o outro lado da cidade, ou melhor, praticamente fora da cidade. Foi ai que fiz um passeio otimo!!!

Vi um grupo vestido de branco, com capacetes e lanternas. Pareciam criadores de abelha. Continuei caminhando pra descobrir de onde sairam as criaturas e fiquei sabendo que ha um tour pelas minas de Kutna Hora, na verdade a maior proeza da cidade.

La fui eu. Quando cheguei para me informar sobre precos e afins, ela me apontou o preco para menores de 26 anos e estudante. Como eu pareco mesmo ter menos idade, paguei 70 KC e economizei. O passeio e otimo e estou louca para poder editar depois todos os posts colocando as fotos.

O tour leva grupos a 500 metros abaixo do solo. Frio, umido, estreito e em alguns momentos baixos, ate mesmo para quem tem pouco menos de 1,60...rsrsrs

O guia e um tcheco que tenta ao maximo explicar o tour em ingles, mas ele mesmo assume que e complicado entende-lo. No entanto, um senhor muito simpatico e que contou que ha 17 anos leva grupos todos os dias para as minas. Quando eu nao entendi o que ela dizia, perguntava para uma das americanas que conheci la. Duas irmas, que estao passeando por Praga. Uma delas me perguntou se eu ja estava na faculdade...rsrsrs Tiramos fotos pelo meu celular porque nenhuma de nos sabia que podia levar camera. Mas entao, Julia, que esta prestes a ir a Praga... pode levar a camera com voce se for fazer o tour pelas minas.

De la, segui finalmente para a Capela de Ossos. Quando eu perguntei o caminho, ouvi que levaria uns 50 minutos caminhando eque era melhor pegar o trem. Agradeci e la fui eu caminhando. Mas sem mapa me perdi e demorei muito mais do que isso. Mas cheguei e valeu a pena.

Foi o primeiro lugar dessa viagem que a recepcionista fez questao de procurar pra mim as explicacoes em portugues. Tirei fotos para digitalizar o material. E interessante demais a historia dos ossos la. E sinceramente, nao achei nada macabro ou de mau gosto. Pelo contrario, e muito interessante saber a historia da fundacao da cidade, das guerras hunitas e do antigo cemiterio, que tinha a fama de ser sagrado porque foi mandado pelo rei da epoca que se fosse a Jerusalem buscar terra santa. Dai, que haja na decoracao da capela ossos de algo em torno de 40 mil pessoas.

Voltei tranquilamente para Praga, mas comecei a sentir um incomodo nos pes. Ja nao era sem tempo, ja que eu literalmente bato perna. Mas ainda nao foi o suficiente para me impedir de ir as margens do Vlatva ouvir musica 0800, ver a noite mais uma vez de la. E ler meu livro que ta otimo.

Mas nao demorei. Comecei a sentir tambem uma tonteira e percebi que nao tinha comigo direito. Experimento de tudo. E la em Kutna Hora entrei numa doceria e pedi um tiramisu, uma misa rez - nao sei dizer direito do que era feito, so que era azedinha - e pedacos de chocolates parecidos com nutela. Por causa disso, na ida para o albergue passei num Tesco - uma grande rede de supermercados que tambem tem em Budapeste - e segui.

Quando cheguei no albergue... o estrago. Meu pe direito estava machucado em duas partes e acho que preciso de um tenis mais leve ou mesmo um sapatinho. Como estou indo para Paris em alguns dias, nao vou andar por ruas tao tortuosas. Um bom souvenir pra mim!!! rs

Apaguei cedo porque no dia seguinte seguiria para Cesky Krumlov, o segundo motivo da minha estada mais demorada na Republica Tcheca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário