8 de abril de 2009

Em Florenca, desaconselho mapas!

(estou agora em um teclado hungaro que ate pra apagar eu tenho problemas, entao desconsiderem tudo por favor. rs)

Caminhar por Florenca nao tem preco. Simplesmente abri mao de comprar um mapa e me perdi por la. Uma economia que vale a pena, nao pelos poucos euros, mas porque se perdendo por la e que se encontra a cara da cidade. E foi assim que cheguei a Ponte Vecchia bem antes do que eu imaginava que fosse capaz. A sensacao de estar la e de paz total, mesmo que alguns florentinos quando percebem meu guia de viagem em portugues parem para puxar conversa. Ate isso tem a cara da Toscana...E, de verdade, eu acabava achando graca da cara de pau.

Na ponte funciona um grande mercado e la e possivel comprar lembrancinhas da cidade a um preco mais baixo (se e possivel falar nisso em Florenca) do que na outras partes da cidade. Alem do mais, a noite acabei indo parar la de novo na andanca noturna com a Mariana - uma amiga argentina que conheci em Roma e que tambem veio para Florenca.

Da ponte, ainda de dia, resolvi que visitaria a Piazzale Michelangelo porque, embora os proprios cidadaos poucos dessem importancia para ele (inclusive o mapa que eu ganhei por acaso), meu guia dizia ser um lugar prazeroso. Tirei muitas fotos da subida e da vista do Monte. Das margens do (rio) Fiume Arno ate la em cima sao uns 40 minutos sem parar.

Qual nao e a minha surpresa depois de subir e subir e subir que de prazeroso, esse se tornou o meu melhor momento em Florenca. Fiquei horas la em cima admirando a cor ocre da cidade. E possivel ver toda a antiga Florenca. Alem da vista, ha uma pequena igreja que estava tendo um casamento. Nao deu tempo de tirar a foto da noiva. Eu acho particularmente vestido de noiva algo meio esquisito, mas esse ganhava disparado!!!

Sem pagar nada, da Piazzale Michelangelo se pode ainda tomar bons sorvetes (vou depois enumerar os que tomei mais com calma) e comer a precos nada desagradaveis - nao considere isso como se fosse algo barato porque la definitivamente nao tem. Por dia e possivel gastar em media 50 Euros em Florenca, considerando a hospedagem.

Eu por exemplo, resolvi me presentear e comi um bom almoco toscano a 12 Euros. Claro que pra isso eu rodei a cidade inteira!!! Mas encontrei. Uma entrada da tipica Rubolita - uma sopa com legumes e carne otima) e uma carne num prato daqueles decoradinhos que demoram mais pra enfeitar do que para comer. E vem a agua junto! Mas que pode ser um vinho.

Nessa, sentada sozinha a mesa, o garcon como todo bom italiano puxou papo. Simpatico, mas com tanta mesa pra ele atender nossa conversa sobre o que eu comeria durou pouco. No entanto, acabei conhecendo uma garota de Taiwan que estava com o irmao (esse nao ouvi nem a voz porque nao falava ingles) e conversamos bastante. Tentamos ate marcar um encontro em Veneza porque ela tambem iria pra la, mas ficou complicado porque nenhuma de nos tinha o mapa da cidade na hora. Em todo caso, foi hilaria a supresa dela com o fato de eu viajar sozinha. Mas ai falei da Mariana... que e outro post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário