16 de abril de 2009

Entre uma sopa (?) e a Idade das Trevas

Depois de caminhar muito por Cesky Krumlov, era hora de comer alguma coisa que nao fosse doce - ja que experimentei muita coisa!

Fui a cata de um restaurante barato, mas com comidas bem locais. Encontrei um proximo ao albergue chamado Pod Radonici - mas so parei depois de pesquisar bastante os precos. O restaurante funciona dentro de uma pensao, que fica na rua lateral da praca central de Cesky Krumlov. Bonitnho, com televisao sintonizada em canais de clipes e, o melhor, com cara de taberna.

Peguei o menu e la se vao quartos de hora tentando escolher alguma coisa. Comecei por uma sopa e achei que era melhor nao pedir outra coisa porque estava com fome, mas nao exagerada. Ate que finalmente meu prato chegou...

Sopa? Aquilo era uma agua com pedacinhos de pao boiando. O nome? Staroceska Cesnka - claro colocando acentos em quase todas as consoantes. Em sintese, uma agua feita com alho, pao e queijo. Nao e ruim, mas vamos combinar que e preciso pensar bastante nos pre-conceitos... viajar e estar atento as referencias.

Entao ta. Nao matou minha fome. Na verdade, fez aumentar.

Fui la para o segundo prato. E ai comeca o probleminha. Primeiro como tava demorando pra escolher a moca me avisou que nao podia demorar porque iam fechar dali a pouco. E ela nao falava ingles, entao eu so entendia ela batendo no relogio. Ok. Eu escolho rapido. Comeco a desenhar pra ela que eu queria saber se havia meia porcao dos pratos porque eu tinha visto o prato do casal de asiaticos e aquilo era suficiente para umas 3 pessoas.

Ate ela entender....demorou muito! Muito mesmo.

Ok. Nao fazem. Entao pra nao ficar jogando comida fora e nao ter a mesma surpresa da sopa... Pedi um Fisilli Ve So Etanove, em sintese uma macarrao parufuso com queijo e pedacos de frango. Bom demais!!!!!!!!

Mas como eu disse, antes ela me avisou que tava fechando. Tanto que ela passava pra la e pra ca, limpando as mesas e a essa altura avisando aos casal de asiaticos que era pra fechar a conta, que eu nem lembro direito como eu terminei de comer. Na verdade, me senti numa maratona daquelas estilo filme americano que ganha quem come mais em menos tempo.

Ainda bem que eu nao queria sobremesa. Acho que nao era boa, porque na super mesa de outros MUITOS asiaticos nao tinha um prato de sobremesa que nao tivesse com mais da metade sobrando.

Voltei para o albergue alimentada, mas nao satisfeita porque queria saboreado mais o prato. Mas ta valendo. Demorei mesmo a escolher e Cesky Krumlov e como cidade do interior. Tudo fecha cedo.

E ai... eu pude entender um pouco o que era viver na Idade Media e o sentido de Idade das Trevas. As ruas sao super estreitas, escuras, de pedra e cheia de pequenos becos. A impressao que se tem e de que a qualquer momento alguem vai aparecer. Imagina aquilo no seculo 13? E eu sozinha...

Mas impressionante e que nao estava com um tiquito de medo. Estava na verdade flanando pelas ruas para ter essa sensacao mesmo. TUDO FECHADO, e ainda nao eram nem 22h.

Voltei para o albergue e fiquei conversando com a Oguna - nigeriana que ha 10 anos mora em Londres e da aula para criancas - e com a Korie, japonesa que organiza casamentos. Ambas viajando sozinha. E ai acabou chegando uma americana de uns 55 anos que viajava sozinha na Europa pela primeira vez. Minha noite terminou com risadas... imagina a confusao de 4 mulheres num quarto, cada uma de cultura diferente? Adorei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário