22 de abril de 2009

Entre uma andanças e comilancas, uma missa linda na Notre Dame!

Andei. E como...Meu dia comecou no Louvre e terminou numa missa na Catedral de Notre Dame! Coisas que só em Paris mesmo.

Os dias se tornaram maravilhosos. Ceu azul, embora um frio daqueles (ao menos para mim). E com a volta de dias agradaveis, me dei o direito de caminhar muito por Paris.

Sai do albergue na Bastille, fui ao Louvre e fiquei la por umas duas horas vendo e revendo umas coisas. Nunca é demais estar no Louvre. E o melhor é que o ticket é válido para todo o dia. Então, se eu cansasse (e cansei) poderia voltar mais tarde. E foi o que tentei fazer.

Sai do Louvre e continuei a andança. Para quem conhece a cidade (e para quem não conhece há o google maps) pode imaginar o quanto caminhei. Saí do museu e fui para os Arcos, sem pretensões de nada, só de caminhar mesmo pela cidade. Para o percurso ficar mais agradável, em vez de seguir pela avenida Champs Elissé, acabei seguindo parte do percurso pelo Jardim de Tuileres.

E la estavam as mais caras lojas do mundo. Como todos os turistas, não resisti e tirei uma foto da Louis Viton para uma grande amiga de Juiz de Fora que adora essas lojas.

Cheguei aos Arcos, mas não me animei em subir! Filas não me empolgam...

O dia estava tão agradável que segui para a Torre Eiffel. Um lindo caminho. Sentei um pouco às margens do Sena, me "assustei" um pouco com a quantidade de avisos para que se tomasse cuidados com batedores de carteiras. Como ainda estava muito claro e eu ainda tinha energia para emprestar e vender....decidi que voltaria a pé até Notre Dame para subir nas torres.

Da outra vez que estive na cidade, havia tanta fila quen desanimei. E andei demais até chegar lá.
E a surpresa dupla. Primeiro que pela quantidade de gente, fecharam o acesso às torres da catedral mais cedo. E a segunda...

Entrei na igreja para admirar e ai um som muito alto do órgao começou a tocar. Me dei conta de que comecaria a missa de domingo. Mais do que rapidamente, procurei um bom assento e decidi que assistiria a uma missa lá. Não sou católica, mas nem por isso não admiro a religião. Uma questào de tolerância mesmo. E olha... linda a missa.

Peguei o guia da missa para uma prima minha. Seria um souvenir para a Kelly que é católica praticante. Diferente as missas que já fui no Brasil, a de Notre Dame dura bem menos tempo e achei bastante ecumênica. Não posso garantir que todas sejam assim, mas a que fui, sem dúvida!

Saí de lá maravilhada com tudo. E ainda havia muita luz do dia. Nessa época do ano, as 21h ainda é claro em Paris. Tem coisa melhor?

Com toda a energia conseguida na quantidade de crepes que comi, além de um almoço dignamente francês (com entrada, prato principal e sobremesa) me dei de presente um almoço daqueles! Depois, ainda comia mais na rua. Os waffles com chocolate belga são imbatíveis.

Voltei para o albergue já escuro. Apaguei! Feliz da vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário