9 de abril de 2009

Entre perdas e ganhos, fiquei no 1x1

(esse teclado hungaro ta me irritando profundamente, ainda mais porque o computador e literalmente um pos 486)

Bem, vamos a coisa pratica. Por enquanto, eu estou mais descrevendo algumas coisas da viagem, mas assim que voltar e estiver tranquila vou detalhar precos, onde comer, o que fazer... enfim... as dicas para tornar a viagem possivel. Enquanto isso nao chega, vamos a fatos.

Comprei meu ticket de trem para Veneza por cerca de 17 euros, diferente do da Mariana que foi quase 40 euros. A diferenca e que para saber todos os trens que vao para Veneza e preciso paciencia na maquina da Trenitalia e ir simulando varias compras. A maquina, nao sei se por burrice de quem projetou ou esperteza para esconder os precos, so mostra os precos depois de muito "prossiga" . Entao ta, na luta da paciencia para economia eu ganho em disparada.

E encontrei esse ticket, so que ele parava em Bologna e eu teria que ficar esperando 2 horas. Me conformei e ia parar para almocar na cidade, conhecer um bom molho bolonhesa. E pronto. Estava preparada para as quase 6 horas de viagem.

So que ai... quando cheguei em Bologna vi gente correndo como se tivesse com pressa para conexao. E me dei conta de que havia um trem partindo para Veneza, mas como a conexao e muito rapida e nem todos conseguem fazer, eles deixam em aberto a proxima. Corri como desesperada, afinal chegar mais cedo em Veneza (eu ainda nao sabia o que me aguardava) e deu tempo de fazer tudo. Ate mesmo validar meu ticket. NUNCA ESQUECAM DE FAZER ISSO NA EUROPA OU CORRE O SERIO RISCO DE PAGAR MULTA.

Tudo bem... Cheguei em Veneza bem antes do prazo e pagando bem menos. E ai, comecou minha irritacao com minha honestidade.

Como meu hostel era em Giudecca eu precisaria me movimentar "via vaporeto". Contando todas as idas e vindas, preferi comprar um passe com 48 horas que me custou nada mais nada menos que 28 euros. Ja paguei "p.da vida", mas paguei. Estava irritada porque nao troquei de albergue quando ainda havia vaga no da Mariana. Na verdade, eu fiquei com receio porque em San Polo e barato pensei ser a maior roubada.

E depois me irritei porque poderia ter comprado um de 12 horas para ver o funcionamento e caso mudasse de albergue, nao teria problemas porque nao usaria mais. Enfim, fica ai a licao para quem for a Veneza. O bom de dicas de viagens e que para aparecer uma boa, e preciso que alguem faca besteiras. Estou ai pra isso mesmo!

E ai, eu percebi que ninguem paga o vaporeto. Uma mexicana teve a cara de pau de me dizer que aindava o dia todo com o mesmo ticket e foi nesse momento que minha honestidade me irritou muito! Mas tudo bem, ja estava com o ticket e por conta disso, andava de vaporeto " pra la e pra ca" como se fosse a coisa mais normal do mundo. E por sorte minha eu tinha o ticket porque fui parada pela fiscalizacao. Mostrei orgulhosa o meu passe 48 horas e me dei conta de que nada compensa mesmo (nem mesmo 28 euros) a tranquilidade.

A dica para evitar esse custo adicional e se hospedar mesmo em qualquer lugar, menos Guidecca. Porque mesmo por mais longe que esteja da Piazza Sao Marco ( o ponto de maior importancia para a maioria) e possivel ir caminhando. E ai sim, conhecendo Venenza.

Como ia embora de Veneza horas antes do termino da validacao do ticket pensei em da-lo a alguma mochileira brasileira, mas ficou complicado sair perguntando quem era brasileiro ou nao. E nao ia perder mais tempo com esse bendito Venice Card. Trouxe ele comigo como recordacao.

2 comentários:

  1. ê garota!!! Ainda bem que vc comprou o ticket... dá raiva mas já conhece a Lei de Murphy neh... kkkkkkkkkkk ela sempre me pega e pelo visto vc tb não está mto por fora! Lembrou de alguém qdo pensou em dar perna no ticket? kkkkkkkkkk bjosss

    ResponderExcluir
  2. Imagina se nao tivesse o ticket entao, a hora que a fiscalizacao te parou provavelmente voce teria um infarto, jah que naquele dia em Roma te deu taquicardia.!!! Hahaha

    ResponderExcluir