8 de abril de 2009

Indo para um caminho acabei em outro!

Decidi que nao iria a Pisa. Nao quero uma viagem corrida, daquelas turisticas em que se vai ao local so para tirar uma foto e escrever "estive aqui". Com isso, me dei mais um dia de caminhadas por Florenca. E na manha seguinte... acordei bem cedo e por causa do comentario do Kenji (um paulistano que conheci no albergue) acabei decidida a ir a San Giminiani - uma pequena cidade muito perto de Florenca.

La fui eu pra rua bem cedo tentar descobri de onde partiria o onibus pra la - mais baratos que o trem. No meio do caminho, senti um aperto enorme porque programei Siena desde o Brasil mas San Giminiani estava tao viva por causa dos comentario do Kenji que eu estava realmente dividida.

Comprei a passagem, e por ela eu pararia a alguns quilometros de Florenca numa cidade chamada Pongibosi. Parei la e esperei o onibus para San Giminiani. E ai....

Vi que passaria um onibus para Siena. Considerei isso um sinal, e subi no onibus com o mesmo ticket. Tinha pago e isso que era importante - a proposito 12 euros ida e volta. Segui para Siena bem cedo. E foi sinal mesmo. Adorei a cidade, a paisagem ate la e encantadora e como eu decidi desde o Brasil a ouvir musicas locais, sintonizei numa radio italiana e mesmo sem entender nada estava feliz da vida.

Em Siena comprei um mapa. Perdi 2 euros porque a cidade e tao linda que o perder-se e que tem graca e, como e bem sinalizada, eu encontrei facilmente os pontos indicados, ao mesmo tempo que fiz a minha Siena. No comeco do percurso a pe pela cidade conheci um senhor italiano muito simpatico que quando soube que eu era brasileira e carioca logo mudou o percurso dele e foi me mostrar um caminho otimo para conhecer a cidade. Simpatico mesmo ele. Falava da maravilha que deve ser ter verao o ano todo.

Guardei o mapa e caminhei. E caminhei muito, subindo e descendo ladeiras e procurando pontos altos para fotografar a paisagem da Toscana. E como nao sou de ferro, tomando sorvetes.
Parei num ponto importante da cidade, em que no mes de agosto ha uma grande corrida de cavalos. La, com uma fonte de agua super gelada, enchi minha garrada de agua e fiquei vendo como para os italianos e importante um dia de sol. Muita gente, entre italianos e turistas europeus deitados no meio da piazza sem blusas (ou com elas dobradas) tomando sol. Entendi o motivo da inveja do senhor italiano que falava sobre o Rio de Janeiro.

Sentei e descansei. Era cendo ainda, por volta das 15 horas. E ai, indo para o ponto de onibus... me deu vontade de fazer o percurso pelo qual comprei o ticket. Voltei a Pogibonsi e segui para San Giminiano. E como valeu a pena!

A cidade e encantadora. So de considerar que ha uma "porta" medieval para a entrada da cidade e algo fantastico. Rodeada pelo que antes era uma fortaleza, a cidade se mantem como ha seculos. Tudo nela respira Idade Media. As antigas casas deram origem ao que hoje e o comercio local. Claro que com o passar do tempo, a cidade cresceu para fora dos muros, mas nao e possivel ver da chegada. Mas depois de uma subida para o ponto mais alto, e facil perceber que ela se estende nas propriedades rurais que dominam a paisagem. Vim numa epoca linda para se admirar a paisagem. E definitivamente... a Toscana deve ser a melhor regiao da Italia, assim como apontam tudo que ja li a respeito do pais.

Voltando para Florenca, estava com a alma lavada porque gracas ao "sinal" consegui fazer as duas cidades que queria num dia. E sem correr. O tempo deu certinho com as saidas e chegadas dos onibus.

Voltei para Florenca morta de cansaco, mas extremamente satisfeita com meu dia. E tudo muito barato. Com a ida e a volta consegui fazer as duas cidades. E nao foi calote porque estava no trecho de ida e volta. Ou seja, uma boa dica para quem quiser um dia ver de perto a maravilha que e a Toscana de Siena e a Idade Media de San Giminiano.

E como estava andando muito, claro que comi. Em San Giminiani comi um panini com presunto e queijo da Toscana. E de sobremesa, me dei um Panforte - parece um bolo de chocolate com torrone e frutas. Uma delicia. Tenho fotos...Mas como ja contei, e complicado baixar as fotos para o blog porque a internet e leeeeeeeenta.

6 comentários:

  1. Spirro...saudades de ti! Por acaso você lê os nossos comentários? Já postei outras vezes!!
    Hoje tivemos a festa do chocolate. Prá variar, foi uma farra!!!!
    Aproveita por mim! Quando for a Praga, lembra de mim!
    Saudades, bjsss, Ana

    ResponderExcluir
  2. Ih, Ana, acho que Spirro nem olha pra gente, hehehe. Depois que foi pras "oropa" e começou a causar terremotos esta moça anda impossível, né?
    Dá-lhe sorvete, Moniquinha, aproveita mesmo.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Guria,

    Tá ficando arriscada essa "Europa" aí, hein!!!
    Mas é ótimo ler notícias tuas e sentir que estás curtindo de montão... Aproveite o máximo. Mas evite regiões com tendência a terremotos... Não custa nada recomendar!

    Beijos,
    Nina.

    ResponderExcluir
  4. Ana e Leticia, suas loucas! Eu mandei mensagem por celular para as duas... Ou nao receberam? Meus pais recebem todas, ue! Aqui ta bom demais. E Nina, menina ate falei de vc aqui porque estava conversando com uma amiga que fiz aqui. Ela e de Buenos Aires e ta pensando em ir ao Rio. Beijos pra ti, Guria..rs

    ResponderExcluir
  5. que bom ler seus posts,
    08 abril, meu aniversário.
    curte muito tudo aí, e como todos também pensei em você ... terremoto.
    Continue siguindo os "sianis".
    beijão. Tá chegando Praha.

    ResponderExcluir
  6. Com a ida e a volta consegui fazer as duas cidades. E nao foi calote porque estava no trecho de ida e volta....kkkkkkkkkkkkkk, sinto muitas saudades de vc aqui em Roma!!!

    ResponderExcluir