9 de abril de 2009

Sem dinheiro na Hungria, pedi emprestado!

(teclado... vcs sabem)

Claro que nao poderia ser comum minha chegada a Hungria. Primeiro foi um susto no aviao, em que confesso, pensei seriamente que iria partir numa viagem bem maior. O aviao passou por muitas turbulencias. Num dos momentos paguei um mico daquelas porque houve uma queda meio brusca e eu agarrei a poltrona e soltei um sonoro AI! que serviu de piada para uma senhora toda risonha (nao sei como ela conseguia sorrir naquela situacao). Retribuiu o sorriso com uma cara de quem esta em panico. Muitos Pai-Nossos ate tocar o solo, eu nem conseguia bater palmas com o resto dos passageiros para o piloto. Eu so agradecia demais a Deus porque sinceramente, nessa hora, eu juro que nem pensava na morte, mas na coitada da minha mae - que nao aguentaria outro susto depois da historia do terremoto.

Ja em solo...

E ai... e que comecou mesmo minha grandiosa chegada a Hungria.

O transfer que paguei junto com a compra da passagem pela Wizzair me deixou no Centro. Mas assim, seco mesmo. No Centro. Nao numa estacao de trem ou metro ou coisa do genero. E pra piorar o motorista nao tinha ideia de onde era meu albergue. Ta, tentei me controlar e procurar num mapa horrivel que ele me deu e juntos vasculhamos o mapa e nada!

Ai, ja decidida a pegar um onibus que pudesse me deixar perto de Buda, me dei conta de algo extraordinario: nao tinha trocado o dinheiro para o Ft (a moeda hungara) e estava sem dinheiro algum. Isso porque...

Quando eu cheguei no aeroporto ainda meio zonza com o voo, corri para um banheiro porque estava desesperada ja e no voo eu nao tive coragem de levantar da poltrona. Nisso, eu ouco: Monica Sousa apresente-se no setor de informacoes!

Gente, corri como louca. E la cheguei. Entao, nao deu tempo de trocar os euros/dolares. Estavam ja me esperando para o transfer. E juro, meu segundo aeroporto na Europa nessa viagem e o segundo a chamar meu nome pelo auto-falante nao e nada agradavel. Acredite!

Entao, voltando ao Centro de Buda... Pensei no cartao de credito. Mas ai o que aconteceu? O Banco do Brasil por motivos de seguranca (coisa que so vim a entender no dia seguinte quando liguei aos berros para o banco) tinha bloqueado meu cartao.

Entao ta. Eu sozinha, escurecendo, na Hungria, sem falar picas de magyar (a lingua daqui, que chamamos de hungaro) e sem entender bolhufas do ingles que eles tentam balbuciar.

Corri para um taxi. O carro era antigo, daqueles que nem existem mais no Brasil. Mas o taxista muito gentil falava algumas palavras em ingles enquanto fingia que estava sabendo onde ia. No entanto, ele estava mais perdido do que eu. E ai, meu desespero ficou claro quando comecei a apontar para o taximetro. Ele entao, se rendeu e pediu ajuda pelo radio. E la fomos para mais uma rodada. E entao, ele teve que parar um local (ja estavamos no lado de Buda) que mostrou onde era a rua do albergue - super escondida num suburbio tranquilissimo.

E ai... tive coragem de dizer pra ele que nao tinha dinheiro!

O homem comecou a me olhar meio estranho. E eu disse que ia pegar no albergue porque se ele nao trocava euros, o albergue trocaria. Ledo engano.

Um casal de suicos que estava no albergue se prontificou a me emprestar dinheiro ate que eu trocasse (gente finissima os suicos) mas ai o rapaz do albergue me emprestou o dinheiro e colocou na " minha conta" ja que o cartao nao passava de jeito algum para tentar pagar o albergue. Imaginem a minha cara??????????????/

Total da conta do taxi: 2350 Ft. Uns 10 euros.

Nesse dia, nem consegui me socializar direito no albergue tamanho era meu cansaco mental. Fui ao mercado (mas nao tive coragem de pedir mais dinheiro emprestado e recorri ao cartao do meu irmao que ficou comigo - salve ele!).

Mercado feito, fui pra cozinha do albergue ( que por sinal e lindo demais) e comecei a bater papo com o casal de suico enquanto fiz a pior sopa da minha vida. Comi, cai na cama ainda agradecendo a Deus pelo voo da Wizzair! No final, eu ja ate ria do fato de ter pedido dinheiro emprestado na Hungria...melhor de tudo e estar viva mesmo.

2 comentários:

  1. Nossa, isso eh que nos, os viajantes, chamamos de:
    P E R R E N G U E
    Hahaha, Its part of the fun!!! ;)

    ResponderExcluir
  2. God, Mônica !!!
    Vc pode escrever um livro, qta aventura.
    Ah, tinah esquecido de comentar q na Hungria o bixo pega, vc é super corajosa pq eu não enfrentei sair de Praha e ir para Hungria não ... uma pena pq me parece linda. M econte como é tudo aí e também ... vc foi ao mercado famoso aí? Uma feirinha?? beijos. Enjoy e q bom q está mais q viva e cheia de estória pra contar.

    ResponderExcluir