14 de abril de 2009

Um dia em que eu fiz nada! E isso foi o melhor...

Tem gente que acha que estar numa outra cidade tem obrigacoes. Sinceramente...nao acho nao. Faco o que estou com vontade. Tanto que eu sempre programo alguma coisa e esqueco que sou teimosa e vou realmente fazendo meu percurso pelo caminho mesmo.

E ai, cansada de museus, e de tudo! Isso porque Praga e um museu a ceu aberto. Nao queria ficar presa entre paredes enquanto a cidade pulsava la fora. E o que fiz foi, nesse segundo dia inteiro em Praga nao fazer nada!!!!

Como meu ticket so valeria ate dia 13, eu fui bem cedinho Nerudova acima.... ate o Castelo. Tomei um sorvete e achei que fosse ter um acesso de espirros fortes porque estava meio frio ainda (era muito cedo) embora o ceu estivesse como o ceu carioca. E la segui. Fui a construcao mais antiga bem preservada de Praga, Basilica de Sao George, segui para o Royal Palace onde ha uma mostra otima sobre a historia do Castelo e fiquei sabendo que Sao Sigismundo matou o filho do primeiro casamento porque a atual mulher previu que o filho o mataria! E depois ainda virou santo. Coisas da igreja. Vale a pena mesmo essa exposicao. Todo mundo se prende tanto a fazer o ritual basicao turista e acaba perdendo uma coisa assim.

E ai... antes das 12h eu estava a toa! E que a toa.

Entao, resolvi que iria ler. Segui para a margem nao turistica do Vladva. La tem um parque otimo. Muito verde, bancos e pessoas lendo. Meu lugar! Procurei um banco embaixo de uma arvore mais que batesse sol. Conjuguei sol e sombra, fiz a mochila de travesseiro e fiquei la vendo meu Gabriel Garcia Marquez. E dormi!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Um dia lindo daquele, numa temperatura agradavel, a beira de um rio, num lugar cheio de arvores com cara de Primavera. Nao dava mesmo para me furtar disso. Dormi, acordei, li mais, dormi de novo. E quando me deu fome, segui!

Voltei a caminhar e a passar pela Venceslau Square, onde ha um grande restaurante de rua. E possivel comer de tudo tipico(e nao tipico) pagando pouco. E fiz novamente algo que nunca faco no Rio, comi na rua.

Comecei por um Caclavska Klobasa Vrohliku com Horcice (um cachorro quente de linguica alema com molho de mostarda) e de sobremesa Staroceske TRDLO, que nao consigo familiarizar com a nossa culinaria e so posso dizer que e DIVINO. E um doce bem tipico porque vende em qualquer lugar. E vi dele tambem em Budapeste, mas nao cheguei a experimentar e nao era tao frequente la. E muito bom mesmo, tanto que ao longo do dia comi uns 3.

A noite, resolvi que em vez de sair para bater papo ia ficar sozinha admirando a noite as margens do Vlatva. E la segui. Antes passei no albergue ( e tomei banho, lembra...). Depois segui para o restaurante a ceu aberto comprei pickles (parece batata frita, mas sao churros bem fininhos sem recheio e com bastante canela e acucar) e segui para o rio Vltava. Lindo demais! Magnifico. Fabuloso. Muita gente opta por fazer a mesma coisa. E gratificante ficar la sentada ou me pe, tendo como vista o Castelo Iluminado, os barcos que seguem o rio com turistas num tour pelo Vlatva. E ainda, como sou cara de pau, fiquei parada numa parte da margem (antes da Charles Bridget, na direcao de quem vem da Strelecky Ostrov) em que podia ver e ouvir abaixo o show de um tcheco (?) no mezanino do restaurante quase flutuante que cantava Beatles. Tudo pela bagatela de 0800!!!!

Nao havia mais nada que eu quisesse estar fazendo naquele momento. A unica coisa que eu poderia ter de diferente era ter meus amigos ali para compartilhar as maravilhas. Como eu tenho amigos pra caramba (disso nao posso me queixar) e meus irmaos sao amigos tambem, fiquei imaginando a Monique dizendo que e muita cara de pau ver o show assim, ou o Marcio falando... vamos descer, comer la e pagar!

Sinceramente, descer e pagar e sentar la nao tinha a mesma graca. E eu não fui a unica. Logo outros passantes perceberam o show 0800 e la ficaram tambem. Dividimos espacos numa boa. Assim e estar em Praga.

Como eu posso ter vontade de ir embora de um lugar tao magico? (estou sem saber como colocar aspas...).

2 comentários:

  1. mônica, Praha realmente não pode ter dia definido de partida ... fiquei 02 dias a mais do que o previsto e mesmo assim não queria ir embora !

    ResponderExcluir
  2. Monica.. nossa que delicia de dia esse ai, viu?! Na verdade voce fez muita coisa. Nada iria ser se voce tivesse ficado lendo o livro no albergue..Hahhaa... E esse mini churros que voce falou?? Hummm deu vontade.
    Ah, lembrei daquele docinho que nos quase comemos aqui em Roma, lembra? Aquele que parece uma castanha?? Vou provar e te contar em breve, ok?!

    ResponderExcluir